Busca do site
menu

NAF/ENSP comemora 20 anos de atuação em prol das políticas farmacêuticas

ícone facebook
Publicado em:19/12/2018
NAF/ENSP comemora 20 anos de atuação em prol das políticas farmacêuticasO Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (NAF/ENSP/Fiocruz) completou, em 2018, 20 anos de credenciamento como Centro Colaborador da Organização Pan Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) em Políticas Farmacêuticas. Como parte da celebração dessas duas décadas de trajetória, o NAF realizou um seminário comemorativo. Na ocasião, foram lançados o novo site do NAF e um livreto sobre a história do departamento. A atividade debateu temas como medicamentos essenciais para os sistemas de saúde; e política, regulação, e iniciativas para o acesso a medicamentos. Todas as apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP, no Youtube. Confira!

+ Acesse a playlist NAF/ENSP 20 Anos e confira todas as apresentações do seminário.

O seminário contou com a participação de atores que vêm apoiando e colaborando com o desenvolvimento continuo do NAF como Centro Colaborador da Opas/OMS. A cerimônia de abertura do evento contou com a participação do chefe do NAF, Jorge Bermudez; do diretor da ENSP, Hermano Castro; da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; do coordenador de Medicamentos e Tecnologias em Saúde da Opas/OMS, Tomas Pippo; da presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gulnar Azevedo; e da presidente do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), Lúcia Souto. Confira, no vídeo abaixo, as falas da mesa de abertura. 


Após a cerimônia de abertura e apresentação, foi realizada a mesa ‘Medicamentos Essenciais para os Sistemas de Saúde’, que contou coordenação das pesquisadoras do NAF, Claudia Osório e Adriana Mendonza-Ruiz, e conferência do coordenador de Medicamentos e Tecnologias em Saúde da Opas/OMS, Tomas Pippo. A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Lenita Wannmacher; o diretor interino da iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) na América Latina, Michel Lotrowska; e o representante da Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (Sobravime), José Rubem de Alcântara Bonfim, foram os debatedores da mesa. Assista, abaixo, as falas do participantes da mesa ‘Medicamentos Essenciais para os Sistemas de Saúde’.

 


Encerrando as atividades da manhã foram lançados o novo site do NAF e um livreto sobre a história do departamento.

Política e Regulação

‘Política, regulação, e iniciativas para o acesso a medicamentos’ foi o tema da mesa realizada na parte da tarde do seminário. A mesa foi coordenada pelas pesquisadoras do NAF/ENSP, Maria Auxiliadora Oliveira e Vera Lúcia Luiza e contou com a participação da assessora do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) Lore Lamb; da especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fabiola Sulpino; da professora do Departamento de Ciências farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Catarina, Silvana Nair Leite; do pesquisador da ENSP, Álvaro Machado; e do Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, Geraldo Lucchesi. Assista, abaixo, os vídeos com as falas da mesa.

A história do NAF/ENSP/Fiocruz

Em 1996, o NAF foi estruturado como Núcleo de Assistência Farmacêutica na ENSP/Fiocruz, maior instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Em 1998, a OPAS e OMS - com o apoio do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) - reconheceram o desempenho do NAF como centro produtor de conhecimento e informações técnico-científicas essenciais para alimentar os processos de tomada de decisão nas diferentes arenas nacional e internacional envolvidas nas etapas de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas que visam expandir o acesso da população aos medicamentos essenciais.

Além de trabalhar em estreita colaboração com as três esferas de governo no Brasil, no sentido de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), o NAF desenvolve projetos com países da América Latina e do Caribe e com diversos países africanos, particularmente os de língua portuguesa e espanhola. Igualmente, participa de diversos foros e iniciativas de escopo global e regional.

Entre as principais áreas temáticas desenvolvidas destacam-se as relacionadas ao acesso a medicamentos, à avaliação da assistência farmacêutica nos cenários ambulatorial e hospitalar, ao uso racional, à propriedade intelectual, ao preço de medicamentos, tratamento de doenças transmissíveis e não transmissíveis de importância epidemiológica e social.

O NAF conta com profissionais que conciliam a capacidade de reflexão acadêmica e o questionamento das realidades adversas encontradas com a acumulação de experiências bem-sucedidas na resolução de problemas na prática da assistência e da saúde pública, alicerçados em um profundo compromisso social.

 



Nenhum comentário para: NAF/ENSP comemora 20 anos de atuação em prol das políticas farmacêuticas