Busca do site
menu

Ciência e Saúde Coletiva de dezembro discute segurança alimentar e promoção da saúde

ícone facebook
Publicado em:19/12/2018

Ciência e Saúde Coletiva de dezembro discute segurança alimentar e promoção da saúdeA última edição de 2018 da Revista Ciência e Saúde Coletiva debate a Segurança Alimentar e a Promoção da Saúde, e encerra o ano trazendo uma coletânea de artigos sobre nutrição. No Editorial, destaca-se que a agenda de alimentação e nutrição vem sendo defendida na sua integralidade associada às demais ações do sistema de saúde. Os artigos temáticos enfocam o panorama das várias áreas que se articulam ou conformam a agenda, entre eles: vigilância alimentar e nutricional, promoção da alimentação adequada e saudável e prevenção e controle dos agravos nutricionais e suas interfaces.

Acesse aqui a edição na íntegra. 

A edição traz artigos bem abrangentes sobre o tema, um deles realizou pesquisa sobre segurança alimentar e nutricional envolvendo famílias na Amazônia Legal Brasileira. Outros artigos abordam a questão da nutrição entre crianças até dois anos de idade; em escola pública e centros de educação infantil; outro analisa padrões alimentares e ingestão de nutrientes em idosos; excesso de peso em adolescentes, dentre outros.

O controle de agravos se faz presente nos artigos sobre a automatização de inquéritos alimentares por meio de aplicativo móvel para coleta das informações sobre práticas alimentares de pacientes diabéticos; e sobre a utilização de instrumento para avaliar o conhecimento de mulheres adultas sobre combinação de alimentos.

O papel do nutricionista seja associado à segurança dos alimentos em restaurantes; ao esclarecimento de dúvidas sobre a nova classificação dos alimentos para estudantes, profissionais e população em geral; e na denúncia sobre a baixa disponibilidade de informações sobre a quantidade de lactose nos rótulos de alimentos industrializados, também é retratado.

A prevenção e o enfrentamento da obesidade, por exemplo, requerem dimensões que contemplem qualidade nutricional dos alimentos industrializados, publicidade, rotulagem e sustentabilidade. Em contrapartida, a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) choca-se com os interesses e disputas das corporações comerciais de alimentos processados e do agronegócio. É preciso estar em sintonia com as diretrizes do Guia Alimentar para a população Brasileira que constitui um instrumento de educação em saúde. Segurança alimentar é promoção da saúde.

Clique aqui e acessa o volume 23, número 12 da Revista Ciência e Saúde Coletiva


Fonte: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Ciência e Saúde Coletiva de dezembro discute segurança alimentar e promoção da saúde