Busca do site
menu

ENSP promove Oficina para elaboração do novo repositório

ícone facebook
Publicado em:30/11/2018
Por Joyce Enzler
 
ENSP promove Oficina para elaboração do novo repositórioA Oficina para elaboração do novo repositório da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) ocorreu em dois dias, na sala do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), organizada pela Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) e pela Vice-Direção de Pesquisa e Inovação (VDPI). Para a bibliotecária da CCI/ENSP, Fatima Santos, “O repositório institucional da Fiocruz é o Arca, então a oficina buscou refletir sobre o que a comunidade ENSP quer como nova plataforma de informação, em consonância com a Política de Acesso Aberto da Fiocruz”.
 
O Repositório de Produção Científica da ENSP é uma plataforma tecnológica que agrega uma base de dados. Inaugurado em 2012, tem a missão de armazenar, preservar, maximizar e dar visibilidade aos trabalhos produzidos na Escola, mas, como boa parte do material científico da ENSP está no Arca, coube à unidade discutir novas competências para o repositório. Diante disso, a oficina refletiu sobre o conteúdo da base de dados da ENSP, o direito à comunicação e a política de acesso aberto. O evento contou com as palestras do professor da Universidade de Brasília (UNB), Fernando Leite e da integrante da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Fatima Martins.
 
A abertura contou com a participação da vice-diretora de Pesquisa e Inovação (VDPI/Fiocruz), Sheila Mendonça e da coordenadora da Comunicação Institucional da ENSP (CCI/ENSP), Rita Mattos. Para Sheila Mendonça, o repositório precisa se repensar para atender à população e ajudar melhorar a sua condição de vida, transferindo e trocando informação, “principalmente nesse cenário atual da saúde, em nosso país”, disse. Rita Mattos destacou que a Oficina do Novo Repositório vai refletir sobre as experiências do acervo digital da ENSP e os novos caminhos a seguir para uma melhor formatação do repositório.
 
O professor Fernando Leite, que teve a experiência de trabalhar na Embrapa, com agricultores e pecuaristas, disse que as publicações acadêmicas cumprem muito bem um papel definido, que são as trocas de informações basicamente em relação a uma literatura formal, mas para a comunidade científica. Então, é importante usar as metodologias, as práticas, os pressupostos e o valor da promoção do acesso para um público mais amplo, para a sociedade como um todo: “Agricultura, saúde, meio ambiente, transporte, tudo isso são áreas prioritárias que incidem diretamente na qualidade de vida, no desenvolvimento humano, então é importante que todos tenham acesso e que compreendam a linguagem”, disse. 
 
A integrante da VPEIC/Fiocruz, Fatima Martins, destacou a importância de uma curadoria digital que vá além da estética da plataforma: “Não adianta ter tudo digitalizado, tudo lindo e maravilhoso se as pessoas não conseguem navegar nesse material. O documento precisa ser digitalizado em um formato que possa ser lido”.
 
Na ocasião, também ocorreu a apresentação do novo portal da ENSP, pelo técnico de informática da CCI/ENSP, Marcus Vinicius Ferreira Gonçalves; do Projeto Memórias, que conta com a colaboração da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), pelo analista de sistemas da CCI/ENSP, Ivair Luques e do Repositório de produção científica e biblioteca multimídia da ENSP pelas bibliotecárias do CCI/ENSP, Carmélia Brito e Fatima Santos. A oficina do Novo Repositório ENSP ocorreu nos dias 12 e 13 de novembro. 

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Pesquisa

Nenhum comentário para: ENSP promove Oficina para elaboração do novo repositório