Busca do site
menu

Sociólogo Boaventura de Souza Santos lança publicação em evento do NEEPES nesta quarta-feira (28/11)

ícone facebook
Publicado em:27/11/2018

Nesta quarta-feira, 28 de novembro, o sociólogo Boaventura de Souza Santos lançará, durante o último dia de atividades do Encontro de Saberes: Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória, o livro Na Oficina do Sociólogo Artesão. A publicação representa uma visão distinta e inovadora da obra e do pensamento de Boaventura. As temáticas abordadas estão na linha de frente dos desenvolvimentos epistemológicos e políticos do trabalho do autor, mas a forma como são apresentadas distingue-as de qualquer trabalho anterior.

Sociólogo Boaventura de Souza Santos lança publicação em evento do NEEPES nesta quarta-feira (28/11)Nas palavras de Boaventura: "Este livro pertence-me de uma forma estranha. As aulas e palestras refletem o que eu penso naquele momento de as proferir, um momento de intensa oralidade. Como todos os momentos orais em comunidade de partilha, contém um elemento de aura, a luminosidade que eu absorvo de quem me escuta e me conduz por caminhos de pensamento não antecipados. Raramente falo para. Falo com, e o que digo só parcialmente me pertence. Por isso só posso referir-me a este livro de forma indireta, como se fosse um contador de histórias, histórias pedagógicas".


+ Clique aqui e leia o release do livro

De 26 a 28 de novembro, está sendo realizado na ENSP o Encontro de Saberes: Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória. O encontro marca o lançamento do Núcleo de Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (NEEPES), criado no âmbito da ENSP e que reúne pesquisadores de diversos departamentos e unidades da Fiocruz.

Segundo o coordenador do Núcleo, Marcelo Firpo, o principal objetivo do NEEPES é o desenvolvimento conceitual e metodológico na articulação de três campos de conhecimento - a saúde coletiva, a ecologia política e as epistemologias do Sul - em torno das lutas sociais por saúde e justiça (social, ambiental, sanitária e cognitiva) das populações excluídas das cidades, campos e florestas.

Leia mais, no 'Informe ENSP', sobre o Encontro de Saberes e a criação do NEEPES. 



Nenhum comentário para: Sociólogo Boaventura de Souza Santos lança publicação em evento do NEEPES nesta quarta-feira (28/11)