Conheça 10 boas razões para exigir ambientes livres de fumaça

Publicada em
 
 
 

Fato 1: O tabaco é a maior causa de mortes preveníveis no mundo. Ele é responsável por uma em cada 10 mortes entre adultos. Em 2005, o fumo causou 5.4 milhões de mortes, o que representa cerca de uma morte a cada seis segundos. A expectativa, se as atuais tendências persistirem é que em 2030 o número de mortes anuais chegue a 8,3 milhões.

Fato 2: O fumo mata metade das pessoas que fumam regularmente. Cerca de 29% das pessoas no mundo são fumantes. O fumo é mais comum entre os homens (47.5%) do que entre as mulheres (10.3%). Dos cerca de 1,3 bilhões de fumantes, 650 milhões devem morrer por causa do fumo, metade deles entre os 35 e 69 anos.

Fato 3: Mais de 1 bilhão de fumantes (84%) vivem em países em desenvolvimento. Em 2030, 70% das mortes atribuídas ao fumo ocorrerão nesses países.

Fato 4: O fumo causou 100 milhões de mortes no século 20. E, se persistirem as atuais tendências, deve matar um bilhão de pessoas no século 21.

Fato 5: A fumaça proveniente da queima do tabaco dá origem aos fumantes involuntários, passivos ou ambientais. A fumaça do cigarro é inalada por todos que estejam no ambiente, expondo fumantes e não-fumantes aos efeitos danosos do fumo.

Fato 6: O fumo passivo é perigoso para a saúde, pois existe mais de 4 mil substâncias químicas no cigarro, mais de 50 delas reconhecidamente cancerígenas. O fumo passivo também causa sérias doenças respiratórias e cardiovasculares, podendo levar à morte.

Fato 7: Cerca de 700 milhões de crianças respiram ar poluído por fumaça de cigarro, principalmente em casa, estando sujeitas a adquirirem doenças respiratórias, dentre elas, a asma.

Fato 8: A Organização Mundial do Trabalho (OIT) estima que cerca de 200 mil trabalhadores morram anualmente devido ao fumo passive no ambiente de trabalho. A Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana estima que o fumo passivo cause cerca de 3 mil casos de cancer de pulmão entre não-fumantes, apenas nos EUA.

Fato 9: O fumo passivo resulta em altos custos econômicos individuais, empresariais e sociais, devido aos gastos diretos e indiretos com medicamentos e à perda de produtividade.

Fato 10: Não existe nenhum nível seguro de exposição à fumaça do cigarro em ambientes fechados. Nem mesmo a instalação de poderosos sistemas de ventilação e filtragem do ar é capaz de reduzir o nível de poluição a um patamar aceitável. Somente um ambiente 100% livre de fumaça prove efetiva proteção às pessoas.

Nenhum comentário para "Conheça 10 boas razões para exigir ambientes livres de fumaça"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.