Busca do site
menu

II Seminário de Ensino ENSP abordou o tema Remando contra a Maré

ícone facebook
Publicado em:23/11/2018
II Seminário de Ensino ENSP abordou o tema Remando contra a MaréA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizou o II Seminário de Ensino ENSP, no Salão Internacional da instituição. O evento, que ocorreu em dois dias, refletiu sobre os impactos dos desmontes dos serviços públicos na educação, na ciência e na formação em saúde. O Seminário ainda comemorou os 10 anos do Programa de Pós-graduação Epidemiologia em Saúde Pública. 
 
A mesa de abertura contou com o diretor da ENSP, Hermano Castro, e a vice-diretora de Ensino (VDE), Lúcia Dupret e logo após ocorreu a palestra com a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Alice Ribeiro. Dialogando com o tema do seminário, Hermano Castro disse que a maior parte dos brasileiros vem remando contra a maré há muito tempo: “Nós somos uma escola, temos um processo antigo de modelo pedagógico, de uma visão crítica, de se lutar por uma saúde pública para todos, tudo isso, com certeza, teremos de preservar com muita força”. Já Lúcia Dupret chamou atenção para os cortes do prefeito Crivella na saúde, que impactaram no processo interno da ENSP, como a residência e o atendimento à população. 
 
A professora Alice Ribeiro, em sua palestra sobre o desmonte e seus impactos na Educação e na Ciência, analisou como esse retrocesso na política não é específico do Brasil: “Esse movimento conservador tem ramificações em redes internacionais, como o Escola sem Partido. Essas pressões não começaram hoje, mas agora esse discurso vem se intensificando, já se fala até em cobrança de mensalidade nas universidades públicas”. A professora também analisou o momento pós-eleições no Brasil e os conceitos democracia e política: “Defender uma democracia radical não é a defesa de uma sociedade sem conflito muito pelo contrário, propor uma política da homogeneidade, uma política da unificação, nada mais é que propor a morte da política”.
 
A mesa Doutorado Profissional: Concepções e desafios para a Saúde Coletiva contou com a participação do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar de Almeida Filho; da representante da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Eduarda Cesse e da professora da ENSP/Fiocruz, Simone Oliveira. A mesa discutiu as novas formas de olhar na pós-graduação e suas implicações para o ensino e o perigo que se apresenta no horizonte para a educação ao tentar se eliminar qualquer forma de problematização. No campo da Saúde Coletiva, discutiu-se a proposta em dar centralidade à Educação nas áreas de concentração dos programas de pós-graduação. 
 
Na mesa Itinerários integradores: pensando novas possibilidades de formação na ENSP, os professores da ENSP/Fiocruz, Gideon Borges, Maria Cristina Strauss e Gisele Goulart de Oliveira Mattos destacaram as novas propostas para o programa de formação da unidade como, seguindo a tendência mundial, possibilitar ao aluno que escolha seus itinerários de acordo com o percurso que pretende fazer. O II Seminário de Ensino ocorreu nos dias 30 e 31/10, na ENSP. Em breve os vídeos do evento estarão disponíveis.

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: II Seminário de Ensino ENSP abordou o tema Remando contra a Maré