Busca do site
menu

Especialização em Saúde Pública: últimos dias de inscrição

ícone facebook
Publicado em:12/11/2018
Especialização em Saúde Pública: últimos dias de inscriçãoReconhecido por acompanhar a trajetória da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e expressar o compromisso institucional com o sistema público e universal de saúde, o curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) estará com inscrições abertas para 2019, a partir desta quarta-feira (7/11). Sob coordenação das pesquisadoras Tatiana Wargas de Faria Baptista, Delaine Martins Costa e Karla Meneses Rodrigues Peres da Costa, a especialização oferece 33 vagas, sendo 30 para candidatos nacionais e 3 para candidatos estrangeiros, além da reserva 10% das vagas para ações afirmativas. 
 
O período de inscrição é de 07/11/2018 a 10/01/2019 (até às 16h), pela  a Plataforma SIGALS (www.sigals.fiocruz.br) Inscrição > Modalidade > Presencial > Categoria Especialização > Unidade > Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca > Curso de Especialização em Saúde Pública. Acesse o edital.
 
O CESP tem o objetivo de formar profissionais interessados no desenvolvimento de habilidades que potencializem o olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde e o contexto político-social, com vistas ao desenvolvimento dos sistemas públicos de saúde.
 
Em 2018, o curso iniciou um processo de reestruturação buscando atualizar-se frente aos desafios da organização de um sistema público, universal e integral em saúde. Essa experiência mostrou que o caminho adotado de aprofundamento dos temas que mobilizam o dia-a-dia dos profissionais, gestores e usuários é potente no processo formativo.
 
Para a turma de 2019, o programa seguirá com a inclusão de novos temas e discussões a partir da avaliação dos alunos. A expectativa é aprofundar a discussão sobre direitos e as desigualdades extremas que afetam a vida da população e impactam o SUS. 
 
O curso está organizado em quatro Unidades de Aprendizagem: Modos de viver, adoecer e morrer no Brasil (UA I); Políticas de saúde e organização de sistemas e serviços de saúde (UA II); Práticas e cuidados em saúde (UA III); e Pesquisa e produção de conhecimento em saúde (UA IV).
 
“Nosso intuito em 2019 é avançar mais na construção e aplicação de novas metodologias que possibilitem uma maior participação de nossos alunos, com o intuito de ouvirmos as demandas e experiências de nossos alunos e revisarmos os conteúdos em conjunto. É uma proposta ousada, desafiadora, mas a formação em saúde pública também é um espaço de experimentação e inovação para os professores. O diálogo possibilita a incorporação de novos olhares para os serviços de saúde e para as desigualdades de gênero, raça, renda, acesso e muitas outras que desejamos trabalhar”, ressaltou a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde Tatiana Wargas.
 
O CESP é destinado a profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins, mas um desejo do Colegiado do Curso para o próximo ano é divulgar e estimular a participação de trabalhadores das secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social estaduais e municipais e profissionais que atuam na “ponta” do serviço.
 
O curso na ENSP
 
O curso envolve os departamentos da Escola e conta na coordenação-geral e coordenação das unidades com pesquisadores dos Departamentos de Administração e Planejamento em Saúde (Daps), Ciências Sociais (DCS), Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs), Endemias Samuel Pessoa (Densp), Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) e Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). Um objetivo para 2018 é também buscar novas parcerias e maior participação de alguns departamentos.

Especialização em Saúde Pública: últimos dias de inscrição
 
Endereço para envio e entrega da documentação / outras informações
Fundação Oswaldo Cruz
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/FIOCRUZ
Serviço de Gestão Acadêmica 
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA - 2019
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Edifício Prof. Joaquim Alberto Cardoso de Melo, sala 106
CEP: 21041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
Horário de atendimento ao público: 8h30min às 16h30min

 


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Especialização em Saúde Pública: últimos dias de inscrição