Busca do site
menu

Guerra semiótica, políticas sociais e saúde: oficina aborda o tema

ícone facebook
Publicado em:17/10/2018
Guerra semiótica, políticas sociais e saúde: oficina aborda o temaQuais as possibilidades de se empregarem estratégias de guerra semiótica na defesa de políticas sociais, em especial, da política de saúde e seu financiamento? Como lidar com o cenário atual, em que símbolos conhecidos convertem-se em ícones, rapidamente massificados e viralizados, em que em que o SUS e a educação pública têm seus significados alterados pelo uso dos armamentos dessa guerra? Essas questões orientarão a oficina Guerra semiótica, políticas sociais e saúde, que o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz realizará na segunda-feira, 22 de outubro, com a participação do jornalista e professor Wilson Ferreira, especialista em estudos de semiótica e comunicação visual e autor do blog Cinegnose.

Participarão como debatedores a pesquisadora associada do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP/Fiocruz e presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Lucia Souto; o pesquisador do Observatório História e Saúde da Fiocruz e diretor da Asfoc-Sindicato, Carlos Fidelis Ponte; e o jornalista Umberto Trigueiros, ex-diretor do Icict/Fiocruz. A coordenação é da pesquisadora do Departamento de Adminitração e Planejamento em Saúde da ENSP, Leticia Krauss e a apresentação de Antonio Ivo de Carvalho, coordenador do CEE-Fiocruz.

O encontro será realizado às 13h30, na sede do CEE-Fiocruz e é aberto a qualquer interessado, especialmente, alunos, professores e pesquisadores (sujeito a lotação do espaço).

Sobre Wilson Ferreira

Mestre em Comunicação Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi. Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no Dicionário de Comunicação (ed. Paulus) e dos livros O Caos Semiótico e Cinegnose (ed. Livrus).

Guerra semiótica, políticas sociais e saúde
Local: Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (Prédio da Expansão, sala 1007)
Data: 22/10/2018
Horário: 13h30
Informações: 3882 9282 

Fonte: Centro de Estudos Estratégicos (CEE-Fiocruz)
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Guerra semiótica, políticas sociais e saúde: oficina aborda o tema