Busca do site
menu

Viver até Quando? E Como? CCI promove Roda de Conversa no 'Mês Amarelo'

ícone facebook
Publicado em:11/10/2018
Viver até Quando? E Como? CCI promove Roda de Conversa no 'Mês Amarelo'Por ocasião do Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção ao suicídio, a Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP realizou a roda de conversa Viver até Quando? E Como?, sob coordenação do servidor Carlos Xavier. A atividade propôs uma série de reflexões não somente sobre o viver, mas também sobre o autocuidado, processos de trabalho, gestão de competências e a própria morte. 
 
A roda de conversa reuniu temas como Gestão de Competência Individual e de Equipe de Processos, em palestra proferida por Priscila Lucas; Gestão de Sustentabilidade e Qualidade de Vida, por Flávia Guimarães; Gestão por Projeto: Pessoais ou Institucionais, um início pelo Canvas, por Edinelson Azevedo; o Planeta, o Cosmo, o Universo e as Energias deles existentes em Nós: a Meditação e Espiritualidade (um dos caminhos - Yoga), pelo mestre yoga José Maria.
 
Como complementação da atividade, o coordenador Carlos Xavier solicita aos participantes para enviarem até três frases sobre sua reflexão no evento. "Se desejar, associe frases às imagens dos pôsteres afixados na sala e dispostas abaixo (na galeria de fotos)". 
 
Todos os três vídeos-curtas projetados para a reflexão 

- Criança e a arvore
 
 
- Viver ou não   
 
 
- Goal
 



O servidor da CCI/ENSP Carlos Xavier, coordenador do evento motivacional, considera que “o público saiu impactado positivamente pelas reflexões instigadas pelos vídeos e pelos convidados”. Ele também reforça que o pôster abaixo simboliza o cenário atual e o caminho a ser trilhado.

Viver até Quando? E Como? CCI promove Roda de Conversa no 'Mês Amarelo'

 
Reflexões dos Convidados:
 
Na opinião de Priscila Lucas, as pessoas devem ficar atentas à sobrecarga de informações expostas e às exigências do mundo moderno, principalmente com a cobrança de “ter que ser bom em tudo”. Ela falou sobre competências individuais que complementam e integram outras pessoas com competências que possibilitam uma melhor prática em uma Equipe Profissional na busca por uma Eficácia na atuação de um Grupo, Time ou melhor uma Equipe de um processo de Trabalho. 
 
"Cada um possui seu hall de competências e o reconhecimento de que faz algo bem, portanto, devemos investir nesse aperfeiçoamento e construir novas competências correlacionadas. Planejar e orientar-se por objetivos é a forma mais acertada de gerir suas competências", admitiu. 
 
Edinelson Azevedo disse que a intenção de trazer a metodologia de gerenciamento de projetos Canvas para o evento roda de conversas no mês amarelo buscou tornar acessível o gerenciamento de projetos. Para ilustrar, demonstrou uma metodologia simples, visual, e não burocrática. "O exemplo usado foi o desenvolvimento de um plano de projeto voltado para qualidade de vida no trabalho, que julgo ser de suma importância, dado os diversos fatores que afetam a vida do trabalhador. Com isso, conseguimos demonstrar que é possível usar essa metodologia para conceber todo tipo de projetos, seja profissional ou na área de pesquisa, visto que o Canvas funciona como um mapa mental, ajudando a organizar as ideias em blocos tomando como base   os principais conceitos usados na área de gerenciamento de projetos". 
 
O exemplo usado também teve como objetivo sensibilizar as pessoas a se voltarem para elas mesmas e para a importância que tem o autocuidado, seja por meio de planejar e desenvolver projetos para reeducação alimentar, passar mais tempo com a família, fazer exercícios físicos, e meditar.
 
José Maria, mestre de Yoga, iniciou sua fala com o refencial “Namastê. "É um privilégio estarmos aqui como humanos falando de nós mesmos. Agradeço a fala anterior da psicóloga ao dizer que somos corpo e mente e as falas das habilidades deste nosso ser. Agradeço por poder falar sobre yoga e meditação, e temos que olhar o nosso corpo e a expansão da nossa mente". Ele concluiu com palavras de mais de 6 mil anos atrás: “Asato maa sad gamaya. Tamaso maa jyotir gamaya. Mrtyor ma amritam gamaya (tradução: Do irreal conduz-me ao real. Das trevas conduz-me à luz. Da morte conduz-me à imortalidade.”  
Namastê (“o Deus que habita o meu interior reconhece o Deus que habita em você”)

Confira os vídeos:

Canvas - Projeto Qualidade de Vida: meditação mais reeducação 

Yoga - Espiritualidade na Vida, desde da Religiões passando pela Religiosidade


Confira os pôsteres fixados na sala e as fotos na galeria


Seções Relacionadas:
Vídeos

Viver até Quando? E Como? CCI promove Roda de Conversa no 'Mês Amarelo'

3 comentários
CARLOS AUGUSTO GOMES XAVIER
16/10/2018 15:27
Neste relevante evento no "mês amarelo" se buscou dar mais luz a conscientização e prevenção do suicídio, neste viés, a exposição de vídeos enriqueceu as reflexões propostas pelos expositores em suas áreas de conhecimento acerda de: corpo e mente; planejamento vivencial necessário a motivação laboral individual no intercurso com a sociedade; capacitação existencial mediante expansão da consciência de si mesmo independente de qualquer visão de conhecimento, classe social, religião, religiosidade; engendrar caminhos de espiritualidade mediante dialogo entre todos incluindo céticos e ateus. Dentre as reflexões propostas e tendo saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social" achei por bem com base em experiência pessoal sugerir: a prática do yoga com a técnica dos "ãsanas" ou posturas corporais sincronizados com "pranayamas" controle específico das respirações e, também, a prática de meditação com a técnica para tranquilidade do corpo e mente; se possível praticar yoga e meditação para ampliar saúde, paz, felicidade e, expansão da consciência compartilhando sabedoria compartilhando sabedoria com todos que se encontram inseridos na plenitude da vida. Namastê ! Mestre Yoga José Maria
CARLOS AUGUSTO GOMES XAVIER
15/10/2018 12:56
Foi bom o evento várias pessoas ficaram impactadas pelos videos e as falas dos convidados . ao termino todos puderam escolher o Poster afixado na sala para levar como lembrança do evento. aguardamos seus comentários.
CARLOS AUGUSTO GOMES XAVIER
15/10/2018 12:55
Foi bom o evento várias pessoas ficaram impactadas pelos videos e as falas dos convidados . ao termino todos puderam escolher o Poster afixado na sala para levar como lembrança do evento. aguardamos seus comentários.