Busca do site
menu

ENSP promoverá debate em homenagem ao Dia dos Professores nesta quarta-feira (10/10)

ícone facebook
Publicado em:09/10/2018
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá, no dia 10 de outubro, às 14 horas, na sala 32 do Cesteh, uma Roda de Conversa em homenagem ao Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro. A atividade terá como tema A dor e a delícia de sermos professoras e professores: relações de gênero, saúde e trabalho docente, e contará com a participação da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Regina Simões Barbosa. A Roda é coordenada pelo grupo de Pesquisa Sintheses - uma associação entre Cesteh, UFRJ, Uerj e UFF - e por Kátia Reis, coordenadora do Cesteh/ENSP. O evento é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. Participe!

ENSP promoverá debate em homenagem ao Dia dos Professores nesta quarta-feira (10/10)

Sobre Regina Simões Barbosa

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Realizou o Curso de Especialização em Saúde Pública na Modalidade Residência (1981), possui Mestrado e Doutorado em Saúde Pública (1993) e (2001), respectivamente, pela Escola Nacional de Saúde Publica Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Foi sanitarista e pesquisadora do Programa de Aids da UFRJ entre 1987 e 1995, implementando e desenvolvendo o campo de pesquisa e intervenção "Aids e Gênero".

Desde 1995, é professora e pesquisadora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É integrante da Área Saúde Mental e Violências, onde se dedica ao ensino (Graduação e Pós-Graduação), pesquisa e extensão relacionados aos seguintes campos temáticos: gênero e saúde, com ênfase em violência de gênero, saúde mental e tabagismo; trabalho e saúde, com foco sobre o trabalho de Agentes Comunitárias de Saúde; educação (popular) e saúde, com ênfase nas metodologias participativas, em especial, a pesquisa-ação; integralidade na assistência à saúde; abordagens qualitativas na pesquisa em saúde.

Desde 2015, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos, do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Direitos Humanos Suely de Almeida, (CFCH), da UFRJ.

 



Nenhum comentário para: ENSP promoverá debate em homenagem ao Dia dos Professores nesta quarta-feira (10/10)