Busca do site
menu

Aula aberta abordará a psicanálise e seu ensino nesta quinta-feira (30/8)

ícone facebook
Publicado em:29/08/2018
Aula aberta abordará a psicanálise e seu ensino nesta quinta-feira (30/8)Nesta quinta-feira, 30 de agosto, será realizada aula aberta no âmbito do Curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica, coordenado pela pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Clarice Gatto. A aula A Psicanálise e seu ensino em intensão e extensão, proferida por José Antônio Pereira da Silva, psicólogo e psicanalista, está marcada para às 9 horas, no salão internacional da ENSP. A atividade, aberta a todos os interessados, não necessita de inscrição prévia.

Sobre o curso Fundamentos da Experiência Psicanalítica

O curso tem por objetivo contribuir para uma perspectiva crítica ante a práxis que se exerce nos espaços institucionais de trabalho, além de propiciar aos participantes a reflexão sobre os conceitos fundamentais na abordagem do trabalho clínico da psicanálise e fornecer referências teóricas que orientem as ações na atenção à saúde, em especial, na saúde dos trabalhadores em ambulatórios da rede pública de saúde. O curso se orienta no estudo de conceitos fundamentais da psicanálise (Freud e Lacan), cujo o campo é reconhecidamente necessário na atenção à saúde pública, sobretudo no restabelecimento para o sujeito da decifração de seu sofrimento psíquico. O ensino de Freud e Lacan, nessa perspectiva, é uma referência fundamental com a qual nos perfilamos. Ao visar ao estudo de conceitos fundamentais da psicanálise, o curso pretende instrumentalizar o aluno no exercício da práxis (teoria e prática política) no âmbito da atenção em saúde.

Sobre o palestrante

José Antônio Pereira da Silva possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1992). É mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (UFBA 2017). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2005). Atualmente, docente adjunto da FTC (Centro em Salvador), leciona as disciplinas de Fundamentos em Psicanálise e de Técnicas; supervisor de Estágio na Ênfase em Psicanálise e coordenador da Clínica Escola de Psicologia. É psicólogo clínico e psicanalista (Consultório de Psicologia e Psicanálise). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Tratamento Psicanalítico, atuando com crianças, adolescentes e adultos.

Aula aberta abordará a psicanálise e seu ensino nesta quinta-feira (30/8)

 


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Aula aberta abordará a psicanálise e seu ensino nesta quinta-feira (30/8)