Promoção da saúde: ENSP recebe Academia Carioca

Publicada em
 
 
 

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca inaugurou uma unidade do Programa Academia Carioca. O equipamento, segundo em operação no território de Manguinhos, funcionará de maneira articulada com o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Seu objetivo é a promoção da saúde por meio da prática de atividade física regular, contribuindo não só para a redução de doenças crônicas não transmissíveis, como também para melhoria da qualidade de vida e do bem-estar físico, mental e social. 
 
A implantação da academia ocorreu durante o Fiocruz pra Você, em 18 de agosto, e resulta da parceria entre a iniciativa Teias-Escola Manguinhos e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Durante a cerimônia, o chefe do Centro de Saúde Escola, Carlos Costa, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da academia em articulação com os usuários do CSEGSF e com a população atendida pela Estratégia de Saúde da Família no território. “O projeto Academia Carioca é uma experiência exitosa no que tange à melhoria da qualidade de vida e à redução do uso de medicamentos por parte dos usuários das unidades de saúde”, disse ele. Carlos comentou ainda que está em processo de diálogo para a criação de um grupo para a academia focado nos trabalhadores da Fiocruz.
 
Confira, no vídeo abaixo, a inauguração do equipamento. Além de Carlos Costa, estiveram presentes o diretor da ENSP, Hermano Castro, a militante e sócia-fundadora da Organização Mulheres de Atitude (OMA), Patrícia Evangelista, a coordenadora do Projeto Teias - Escola Manguinhos, Gisele O' Dwyer, a coordenadora da CAP 3.1, Solange Malfacini, a superintendente de Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Junia Cardoso, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mario Moreira, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.
 


 

Fiocruz pra Você

A 25ª edição do Fiocruz pra Você ofereceu as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e de poliomielite para as crianças que passaram pelos campi de Manguinhos e do Institito de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), na cidade do Rio de Janeiro, e no Palácio Itaboraí, em Petrópolis. Foram mais de 2.200 doses de imunizantes aplicadas em Manguinhos, 777 doses no campus de Farmanguinhos e 405 em Petrópolis. O evento integrou as ações do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde (MS) e, na Fiocruz, contou com diversas atividades culturais e o oferecimento de serviços de saúde para os visitantes da festa da vacinação.

Segundo Nísia Trindade Lima, o sarampo não fazia mais parte da realidade de nosso país desde 2016, quando recebemos a Certificação de Eliminação do Sarampo nas Américas pela da Organização Pan-Americana de Saúde [Opas]. "Isso faz com que as pessoas não vejam a ameaça da doença. Especialmente nesse momento, em que estamos vendo o aumento do número de casos de sarampo no Brasil, é fundamental conscientizarmos a população sobre a importância da imunização. A vacina é um direito conquistado depois de muitos anos. É também um exercício de cidadania e um ato de amor, de proteção", esclareceu a presidente da Fiocruz, durante a abertura do evento. 

Nenhum comentário para "Promoção da saúde: ENSP recebe Academia Carioca"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.