Busca do site
menu

ENSP, Secretarias de Saúde e Conass organizam oficina de Planificação de Atenção à Saúde

ícone facebook
Publicado em:20/08/2018

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CSEGSF/ENSP/Fiocruz), a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), realizarão, entre os dias 21 e 23 de agosto, a Oficina de Planificação de Atenção à Saúde. Os objetivos são mobilizar profissionais da assistência voltados à proposta de planificação, além de identificar multiplicadores e alinhar os conceitos de Rede de Atenção à Saúde.

 

ENSP, Secretarias de Saúde e Conass organizam oficina de Planificação de Atenção à Saúde

 

A oficina é direcionada somente a gestores e técnicos estaduais e municipais de Saúde convidados, além de trabalhadores da assistência da Fiocruz e terá carga horária de 20 horas. A abertura do evento contará com a participação do secretário de Estado da Saúde do Rio de Janeiro; da secretária Municipal de Saúde do RJ; do representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); do representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ); do representante da Presidência da Fiocruz e da Direção da Escola Nacional de Saúde Pública.

A Planificação da Atenção à Saúde é uma metodologia que objetiva mudanças nos processos de trabalho por meio da realização de oficinas temáticas e acompanhamento contínuo, sedimentando em processos estruturados de planejamento, execução e monitoramento, mediante o trabalho e conhecimento compartilhado por meio de uma rede formada por consultores, facilitadores e tutores. O CSEGSF será a unidade piloto da Fiocruz, junto com a CF Victor Valla, CMS São Godofredo e CF Wilma Costa.

De acordo com a chefe do Centro de Saúde, Carlos Alberto de Moraes Costa, as unidades pilotos serão responsáveis por organizar as oficinas teóricas, com o objetivo de discutir os macroprocessos e microprocessos da Atenção Primária à Saúde nas unidades de saúde, com vistas a responder às demandas e expectativas da população. "A participação do CSEGSF será fundamental para potencializar as discussões referentes à qualificação dos processos de trabalho e à integração das ações e dos Serviços de Atenção à Saúde, por meio da estruturação de Rede de Atenção à Saúde, com a finalidade de garantir a qualidade da assistência prestada aos moradores de Manguinhos", destacou ele.

Na manhã do dia 21 de agosto, haverá a cerimônia de abertura com lançamento oficial da Planificação da Atenção à Saúde, com assinatura do Termo de Cooperação. Em seguida, ocorrerá a  conferência magna Planificação da Atenção à Saúde: um instrumento de gestão e organização da Atenção Primária e da Atenção Ambulatorial Especializada na Rede de Atenção à Saúde, ministrada  pelo professor Eugênio Vilaça Mendes, consultor do Conass.

A programação da tarde do dia 21 e durante todo o dia 22 de agosto será constituída por atividades práticas, como trabalhos em grupos, exposição dialogada e dinâmicas de integração. As atividades se encerram na manhã do dia 23 de agosto com o painel Atenção à Saúde no SUS no âmbito da Rede de Atenção à Saúde, seguida de avaliação da oficina. O primeiro tema do painel será a Organização da Atenção Ambulatorial Especializada, e o segundo a proposta de Planificação da Atenção à Saúde na área de abrangência da CAP 3.1. Por fim, será realizada uma avaliação da oficina, com a utilização do instrumento construído ao longo dos três dias.


Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS Parcerias Vdal

Nenhum comentário para: ENSP, Secretarias de Saúde e Conass organizam oficina de Planificação de Atenção à Saúde