Busca do site
menu

Escola de Governo Fiocruz: iniciativa integrará ações educacionais

ícone facebook
Publicado em:15/08/2018
Manoel Barral Netto, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, esteve reunido em meados de julho com a Direção da ENSP para discutir a implementação da Escola de Governo da Fiocruz (EGF). A proposta de integrar as diversas ações educacionais da Fiocruz, ofertadas nas unidades em cursos de pós-graduação lato sensu, especialização, entre outros, vem sendo discutida nos últimos dois anos na Câmara Técnica de Educação.  A posição da ENSP, exposta na reunião com o vice-diretor, foi a de demandar maior aprofundamento dessa discussão que já ocorre nos departamentos da Escola.

Escola de Governo Fiocruz: iniciativa integrará ações educacionais

Segundo Lúcia Dupret, vice-diretora de Ensino da ENSP, é preciso dar atenção às especificidades de cada unidade. O pioneirismo da ENSP no campo da formação de profissionais para a Saúde Pública no Brasil, ao longo de seus 64 anos, conforme lembrou Lúcia, propicia que as contribuições da Escola sejam valiosas neste momento de construção da EGF. “A vinda do vice-diretor de Educação da Fiocruz foi muito positiva, pois ajudou a aprofundar esse debate. É preciso entender como acontecerão os fluxos, como será realizada tal integração. No entanto, com base em nossa experiência como escola, acredito que, para além dos aspectos técnicos, é necessário discutir também qual o modelo de sociedade nós queremos, que tipo de cidadão e profissional pretendemos formar.”

Entre os encaminhamentos da reunião, o vice-presidente se comprometeu a colocar a proposta novamente em consulta e aguardar as contribuições da ENSP, em especial para o Comitê Gestor, antes de passar a discussão para o CD Fiocruz. A ideia é que, agora, a discussão aconteça nos departamentos da Escola, a fim de que nova proposta seja elaborada na reunião da Comissão de lato e levada, posteriormente, ao CD de agosto. Por fim, as contribuições da ENSP serão apresentadas em um seminário sobre o tema, agendado para o início de setembro.

 


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Ensino Parcerias

Nenhum comentário para: Escola de Governo Fiocruz: iniciativa integrará ações educacionais