Busca do site
menu

Alunos do PPGBIOS fazem homenagem aos professores Sergio Rego e Marisa Palacios

ícone facebook
Publicado em:09/08/2018
Alunos do PPGBIOS fazem homenagem aos professores Sergio Rego e Marisa PalaciosAlunos do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) homenagearam os professores Sergio Rego e Marisa Palacios. Recentemente, o professor participou da audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que busca a legalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

A intenção é disseminar a carta entre a comunidade científica. O documento, aberto a todos, está recebendo assinaturas. 

Confira, abaixo, a carta na íntegra.

Caríssimos Professores Marisa Palacios e Sergio Rego,
 
Nós, alunos, ex-alunos, professores, colegas, amigos e admiradores de seu trabalho assinamos esta carta para demonstrar nosso reconhecimento por sua coragem e militância em defesa dos direitos das mulheres. O legado de vocês em medicina, bioética e direitos humanos nos inspira e fortalece. Vocês são exemplo de resistência, postura acadêmica, humanidade e perseverança.
Temos imensa gratidão e admiração por sua bravura, seu honesto e dedicado investimento em causas que muitas vezes são invisibilizadas justamente por serem consideradas por muitos como interditadas ao debate público. Somente por pessoas como vocês, que expõem o que é escondido, que ouvem o que não é falado e que seguramente se arriscam em prol de outrem, é que essas causas, como a saúde das mulheres, podem se tornar pauta de uma discussão democrática e respeitosa.
 
Ter a iniciativa de falar publicamente sobre algo tão íntimo e pessoal, como a decisão por um aborto, é claramente um ato de extrema virtude e coragem. Não há vantagem ou ganho pessoal: essa iniciativa foi tomada em nome da vida das mulheres! Isso não pode ser minimizado ou esquecido. Assumir essa coragem, determinação e habilidade de reconhecer a dignidade e direitos humanos são características que vocês carregam a cada dia, a cada aula.
 
Vocês não deixaram nenhuma a menos ao contar a história de uma decisão íntima e familiar, de parceria e respeito. O seu gesto de solidariedade nos dá uma lição de como devemos cuidar uns dos outros, de nossa sociedade, de nossas meninas e mulheres.  
 
Posturas como a de vocês levará o nosso país a avançar de uma maneira justa e democrática. Por isso, nosso sincero muito obrigado!
 
Alunos, ex alunos, professores e colegas,
 
7 de Agosto, 2018. 

Seções Relacionadas:
Cooperação SUS Pesquisa

Nenhum comentário para: Alunos do PPGBIOS fazem homenagem aos professores Sergio Rego e Marisa Palacios