Tenda do CNS no Abrascão 2018 recebe oficina sobre exposição ocupacional ao amianto

Publicada em
 
 
 

Nesta quinta-feira, 26 de julho, durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018), será realizada a oficina Movimentos sociais na luta pelos direitos à saúde, assistência e reparação aos expostos ocupacional e ambientalmente ao amianto: uma agenda nacional e internacional, às 14h, na Tenda do Conselho Nacional de Saúde, localizada no estacionamento da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Seu objetivo é estabelecer o debate com os congressistas da Abrasco rumo à construção de uma agenda de territórios livres de amianto e, também, diálogos sobre lições apreendidas no processo de luta e/ou de banimento do amianto em outros países.

A coordenação da oficina está a cargo do diretor da ENSP e membro do GT de Saúde e Ambiente da Abrasco, Hermano Castro, da pesquisadora do Cesteh/ENSP e membro do GT de Saúde do Trabalhador da Abrasco, Maria Juliana Moura Corrêa (Ceste/Ensp/Fiocruz), e dos representantes da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto (Abrea), Stênio Dias Pinto Rodrigues e Fernanda Giannasi. 
 
 
Sobre a Tenda do CNS:

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participa do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018)  promovendo oficinas, tribunas livras e uma série de debates sobre a atual situação da saúde pública no Brasil. Toda a programação do Conselho acontecerá na Tenda do CNS para os congressistas do Abrascão 2018, que estarão reunidos no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. A entrada mais acessível para a tenda, erguida entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e a Escola Nacional de Saúde Pública, é pela Rua Leopoldo Bulhões.

No sábado, dia 28/7, o CNS lançará oficialmente a 16ª Conferência Nacional de Saúde, programada para julho de 2019. O ato será às 12h, em frente ao Castelo da Fiocruz. A 16ª Conferência, também chamada “8ª + 8”, como referência à 8ª Conferência, é considerada um marco histórico para a população brasileira porque gerou as bases para a seção “Da Saúde”, da Constituição brasileira em 1988 e consolidou o SUS. Na ocasião, também será apresentada ao público a Política Nacional de Vigilância em Saúde, construída de maneira coletiva, focada na promoção, proteção e prevenção de doenças e agravos.

Abrasco promove debate com presidenciáveis durante o 12º Congresso

No intuito de aglutinar forças políticas e sociais comprometidas com a consolidação da democracia e os avanços na política de saúde, a Abrasco irá promover, na Tenda do CNS, um debate com os pré-candidatos à Presidência da República 2018. A atividade será realizada dia 27 de julho, a partir das 12h.

A Abrasco faz um chamamento geral aos candidatos quanto à defesa e ao fortalecimento do SUS, com avanços na política de saúde para os próximos quatro anos, como um projeto de nação. O compromisso se dá, principalmente, com a garantia de um financiamento justo, adequado e duradouro para a saúde pública, além do combate à ameaça de privatização do SUS.

Para tanto, os presidenciáveis deverão apresentar as propostas do seu plano de governo sobre o financiamento para o SUS, além da posição em relação às medidas - sociais e econômicas, em especial, à Emenda Constitucional 95/2016 do “teto de gastos”, que congela os investimentos em saúde e outras políticas sociais por vinte anos.

Da mesma forma, os pré-candidatos devem assumir compromissos com a defesa do SUS e serem contrários aos ataques promovidos por iniciativas, tais como: o rompimento com a universalidade e integralidade, por meio dos “planos de saúde populares”; a desestruturação da atenção básica; a fragilização do acesso à saúde; o retrocesso na política de saúde mental; e o enfraquecimento da regulação sanitária e da educação na graduação em saúde por meio do Ensino a Distância (EAD).

Ainda na sexta-feira (27/7), às 14h, será realizada a tribuna livre com o tema “Capitalismo, Direitos e Democracia”. No sábado, 28/7, às 14h, será a vez da tribuna livre “Direito à Saúde e Sistemas Públicos e Universais”, e, às 15h, a mesa-redonda “Desafios Éticos na Proteção do Participante de Pesquisa”.

Confira a programação completa da Tenda do CNS no Abrascão 2018. 

Nenhum comentário para "Tenda do CNS no Abrascão 2018 recebe oficina sobre exposição ocupacional ao amianto"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.