Busca do site
menu

Paulo Freire: evento nesta sexta-feira (29/6) comemora 50 anos da 'Pedagogia do Oprimido'

ícone facebook
Publicado em:27/06/2018
Paulo Freire: evento nesta sexta-feira (29/6) comemora 50 anos da 'Pedagogia do Oprimido'O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá, na sexta-feira, 29 de junho, às 9 horas, evento comemorativo aos 50 anos da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Organizado pelo círculo de diálogo da disciplina Educação popular e construção partilhada de conhecimento em saúde, o evento contará com a participação dos pesquisadores da ENSP, Eduardo Stotz, Gil Sevalho, Marize Cunha, Rosely Magalhães, Sergio Ramos, Danielle Ribeiro, Augusto Pina e Kátia Reis. A atividade é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

Segundo a coordenadora do Cesteh/ENSP, Kátia Reis, foi em 1968 que Paulo Freire concluiu o manuscrito do seu livro mais importante, a Pedagogia do Oprimido. “Sem dúvida, trata-se de um clássico da educação brasileira e patrimônio do povo latino-americano. Nessa obra, encontram-se as bases de reflexão a respeito de um tradicional e atual problema: a existência de opressores e oprimidos, e a permanência da desigualdade social em nossa realidade.”

Ainda de acordo com Kátia Reis, essas desigualdades podem ser redefinidas pelos processos de aprofundamento da concentração de renda, da exploração do trabalhador e da privatização do Estado. Além disso, perduram o desemprego estrutural, perda de direitos sociais, precárias condições de trabalho, bem como o enfraquecimento dos coletivos de trabalho.

“São constatações que nos levam a crer que estarmos diante de uma conjuntura que exige transformações qualitativas sob a perspectiva da luta pela emancipação social e do fortalecimento de sujeitos políticos coletivos, por meio de uma teoria pedagógica plural para reinvenção das possibilidades de vida. Portanto, a comemoração do livro inspira a novas ações frentes aos desafios colocados pela realidade dos graves problemas sociais e humanos. Esperamos, nesse evento, debater esses e outros aspectos presentes no cotidiano do povo brasileiro à luz da atualidade do pensamento de Paulo Freire.

Paulo Freire: evento nesta sexta-feira (29/6) comemora 50 anos da 'Pedagogia do Oprimido'

 


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Paulo Freire: evento nesta sexta-feira (29/6) comemora 50 anos da 'Pedagogia do Oprimido'

3 comentários
LUCIANA NERY DOS SANTOS
25/06/2018 13:07
Haverá transmissão?
ALEXANDRE MAGNO TEIXEIRA DE CARVALHO
22/06/2018 13:04
Maravilha de evento! Que time supimpa escalado, da pesada! Lembrei-me na hora do saudoso Valla, sempre presente! Em tempos tão desérticos, esse encontro é água e ar. Até lá!
ALEXANDRE MAGNO TEIXEIRA DE CARVALHO
22/06/2018 13:04
Em tempo: qual será o horário?