Busca do site
menu

Evento na ENSP homenageará trajetória de Walter Mendes

ícone facebook
Publicado em:25/06/2018
Evento na ENSP homenageará trajetória de Walter MendesA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por intermédio do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, homenageará (in memoriam) o pesquisador Walter Vieira Mendes Júnior, falecido em dezembro de 2017. Reconhecido pela dedicação nos campos da segurança do paciente e da qualidade do cuidado, dos serviços e da gestão em saúde, o pesquisador formou milhares de alunos no Brasil, em Portugal, países Africanos de Língua Portuguesa e Timor Leste. Sua trajetória inspirou a criação do Prêmio Walter Mendes, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa aos melhores alunos de cada edição do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. A homenagem está marcada para o dia 26 de junho, às 14h, no auditório térreo da ENSP.
 
O evento foi desenvolvido em parceria com o Proqualis, do Icict/Fiocruz, e receberá familiares, amigos e colegas de trabalho de diferentes momentos da vida profissional do pesquisador.
 
Para a pesquisadora Marilene Castilho, a homenagem é uma oportunidade de refletir sobre o papel do docente, da pesquisa e do legado deixado por Walter. “Ele sempre foi um colega muito querido, um professor muito produtivo. Perdê-lo prematuramente nos deixou profundamente mobilizados, e, desde então, o departamento vem pensando em como homenageá-lo. Não será um momento formal, mas sim um espaço de reflexão sobre sua trajetória e contribuição para a saúde pública. Essa atividade também ficará marcada pela reafirmação da importância do trabalho docente, da pesquisa e da qualidade do cuidado em saúde”, afirmou a pesquisadora do Daps e uma das coordenadoras do evento. 
 
“Walter Mendes teve grande importância do ponto de vista acadêmico e foi um gestor que passou por diversas frentes. Embora tenha percorrido por lugares de conflito, sempre fez muitos amigos e tinha o dom especial para formar equipes. Era uma pessoa muito generosa e boa de trabalhar”, afirmou Lenice Reis.

Evento na ENSP homenageará trajetória de Walter Mendes


Doutor em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz, mestre em políticas e planejamento em saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com residência em gastroenterologia, Mendes foi diretor administrativo do Hospital Geral de Bonsucesso; diretor geral do Hospital Geral de Nova Iguaçu; assessor de Desenvolvimento Institucional da Secretaria Municipal de Saúde e Subsecretário de Estado de Saúde. 
 
Foi autor de trabalhos inovadores sobre eventos adversos em hospitais no Brasil e membro do Comitê do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Coordenou o Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente promovido pela Fiocruz, em parceira com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
 
O evento em homenagem ao professor Walter Vieira Mendes Júnior é aberto ao público.
 

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Evento na ENSP homenageará trajetória de Walter Mendes