Busca do site
menu

'O SUS não é um plano de saúde, é um plano de vida'

ícone facebook
Publicado em:13/06/2018
No último dia do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia da Família, nada mais justo que dar voz e mostrar experiências daqueles que são os protagonistas do evento anual realizado pela ENSP: os residentes. Na mesa intitulada "Trilhas e rumos da EFS: experiências e resistência e reinvenção", Cristiana Brasil e Lídia Marins contaram as ações desenvolvidas pelo Projeto Atenda, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mirian Makeba, com usuários de drogas na altura da passarela 10, da Avenida Brasil. A mesa recebeu também seis residentes que compartilharam as práticas desenvolvidas nas unidades de saúde e nos territórios do qual fazem parte. 

'O SUS não é um plano de saúde, é um plano de vida'
 
Cristiana Brasil, membro do Caps desde 2014, revelou que o principal objetivo do Atenda é experimentar o território junto com os usuários. "Somos o único serviço de álcool e drogas na região. Entendemos que não podíamos ficar passivos esperando que as pessoas viessem até nós, principalmente porque eles não têm conhecimento do direito à saúde. Aquele território na Avenida Brasil não é território de ninguém, e tínhamos que experimentar, sair da caixinha”.

 

Uma das formas de ação do projeto baseia-se no desenvolvimento de atividades lúdicas para "retirar o protagonismo da droga", além da realização de bazares, oficinas de grafite, rodas de samba e ações de promoção da saúde. Sua missão, na opinião de Lídia Marins, é tornar o SUS acessível à população. “Disponibilizar-se a estar onde todos desejam não estar é uma bravura. A rua se tornou um perigo. Se estão tomando a rua da gente, é pra lá que devemos ir. Esse é nosso papel como trabalhadores da ponta, da gestão em saúde. O SUS não é um plano de saúde, é um plano de vida. É outro caminho para se viver, e precisamos incluir isso em nossa prática.”


Caco Xavier, coordenador da mesa, e Maria Alice Pessanha, coordenadora da Residência, destacaram a importância das práticas como verdadeiros espaços de produção da autonomia em saúde e construção do saber. 
 
Confira, no vídeo abaixo, o último dia do Ciclo de Debates e as experiências dos residentes Hannah Carolina Tavares Domingos, Jéssica Silva Andrade dos Santos, Bruna de Melo Souza Batista, Sofia Nader de Araújo, Nilson Marlon da Silva dos Santos, Ariana David Wenceslau.
 

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: 'O SUS não é um plano de saúde, é um plano de vida'