Busca do site
menu

Gripe: campanha nacional de vacinação termina nesta sexta, 22/6

ícone facebook
Publicado em:20/06/2018
A campanha nacional de vacinação contra a gripe entrou na sua última semana, no entanto, a adesão continua baixa. A chefe de imunização do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Joyce Lopes, destacou a importância do grupo prioritário em se proteger: “Gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da educação e pessoas com problemas respiratórios foram os que menos nos procuraram e precisam ficar atentos, pois fazem parte do grupo com maior risco de complicações para a doença”, ressaltou ela. O CSEGSF vacinou, até agora, apenas 50% do total previsto para a campanha 2018. Os números totais do Ministério da Saúde apontam que mais de 75% do público-alvo foram imunizados em todo o país. Procure um posto de saúde e vacine-se também!
 
Gripe: campanha nacional de vacinação termina nesta sexta, 22/6
 
Joyce comentou que os grupos de idosos, hipertensos e diabéticos foram os que mais procuraram o Centro de Saúde. Além disso, por consequência do trabalho das Equipes de Saúde da Família, a vacinação dos acamados, os moradores de asilos e as pessoas institucionalizadas (privadas de liberdade) teve alta adesão. 
 
A campanha vai até o dia 22 de junho. A expectativa do Ministério da Saúde é que 54,4 milhões de pessoas sejam vacinadas. Segundo o MS, após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos. O Ministério da Saúde reforça a importância de os estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.
 
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Seções Relacionadas:
Assistência Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Gripe: campanha nacional de vacinação termina nesta sexta, 22/6