Gripe: campanha nacional de vacinação termina nesta sexta, 22/6

Publicada em
 
 
 

A campanha nacional de vacinação contra a gripe entrou na sua última semana, no entanto, a adesão continua baixa. A chefe de imunização do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Joyce Lopes, destacou a importância do grupo prioritário em se proteger: “Gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da educação e pessoas com problemas respiratórios foram os que menos nos procuraram e precisam ficar atentos, pois fazem parte do grupo com maior risco de complicações para a doença”, ressaltou ela. O CSEGSF vacinou, até agora, apenas 50% do total previsto para a campanha 2018. Os números totais do Ministério da Saúde apontam que mais de 75% do público-alvo foram imunizados em todo o país. Procure um posto de saúde e vacine-se também!
 
 
Joyce comentou que os grupos de idosos, hipertensos e diabéticos foram os que mais procuraram o Centro de Saúde. Além disso, por consequência do trabalho das Equipes de Saúde da Família, a vacinação dos acamados, os moradores de asilos e as pessoas institucionalizadas (privadas de liberdade) teve alta adesão. 
 
A campanha vai até o dia 22 de junho. A expectativa do Ministério da Saúde é que 54,4 milhões de pessoas sejam vacinadas. Segundo o MS, após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos. O Ministério da Saúde reforça a importância de os estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.
 
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Nenhum comentário para "Gripe: campanha nacional de vacinação termina nesta sexta, 22/6"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.