Busca do site
menu

Fiocruz celebra aniversário com audiência de prestação de contas

ícone facebook
Publicado em:04/06/2018
Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias)
 
Fiocruz celebra aniversário com audiência de prestação de contasA Presidência da Fiocruz promoveu, no dia 28 de maio, no auditório do Museu da Vida, no Campus de Manguinhos (RJ), audiência pública para prestação de contas dos primeiros 16 meses de gestão da presidente Nísia Trindade Lima. O evento, que fez parte das comemorações dos 118 anos da Fundação, começou com a apresentação de um vídeo com depoimentos da diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, e de pacientes e a alunos que comentaram seus vínculos com a instituição e agradeceram o atendimento, o acolhimento e o aprendizado. A prestação de contas deste ano teve um formato diferente: foi um talk show comandado pela coordenadora-geral do Canal Saúde, Márcia Corrêa e Castro.
 
O primeiro dos quatro blocos da prestação de contas teve como título Fiocruz - Instituição Estratégica do Estado em defesa do SUS e da saúde global. Nísia discorreu sobre as ações que têm sido adotadas nos últimos meses para garantir o diálogo com as diferentes instâncias de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), em estados e municípios, e também com as instâncias de formulação de políticas públicas, como o Congresso Nacional. A presidente afirmou que existe uma conjuntura de dificuldades e imprevisibilidade. “É necessário que façamos uma reflexão sobre o ataque do qual as instituições públicas têm sido alvo. Atualmente é difícil ser gestor público. Apesar dos problemas, no entanto, uma pesquisa a respeito da imagem da ciência feita pela [Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência] SBPC mostrou que a Fiocruz é citada como instituição eficiente e comprometida com a inovação”.
 
A presidente disse que o relatório feito em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), sobre agrotóxicos, e que foi apresentado ao Congresso Nacional, espelha bem o produtivo relacionamento com outras instituições. “A Fiocruz é uma instituição de excelência, mas não é uma ilha. Não estamos isolados”, frisou. Outro destaque desse relacionamento amplo foi a realização, na Fiocruz, da 296ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde. Os acordos com governos estaduais e do Distrito Federal, onde existem unidades da Fundação, também foram lembrados. Ela também citou a constituição de redes estaduais na área da atenção básica como um dos bons exemplos de articulação com as demais entidades da Saúde.
 
Clique aqui para ler a matéria completa e aqui para conferir o vídeo.
 
Fiocruz celebra aniversário com audiência de prestação de contas
 
Foto: Peter Ilicciev

Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz celebra aniversário com audiência de prestação de contas