Busca do site
menu

Serviços farmacêuticos na Atenção Primária: inscrições seguem abertas até 20/6

ícone facebook
Publicado em:25/05/2018
Serviços farmacêuticos na Atenção Primária: inscrições seguem abertas até 20/6Estão abertas as inscrições para o curso Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária em Saúde. Ao todo, 30 vagas estão disponíveis para profissionais de nível médio com atuação em serviços farmacêuticos da atenção primária do município do Rio de Janeiro, vinculados formalmente à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. O curso, uma realização da ENSP em parceria com a SMS-RJ, está apoiado em metodologias ativas de aprendizagem, com ensino baseado em problemas e a discussão de casos. As inscrições vão até o dia 20 de junho. 
 
A formação está organizada em unidades/blocos ou módulos que envolverão temas de aperfeiçoamento dos profissionais de maneira a qualificá-los em suas competências, sendo eles: aspetos gerais sobre os medicamentos; política de APS e serviços farmacêuticos; gestão de estoques; entrega de medicamentos; e manejo de sistemas de informação, além de um trabalho de conclusão a ser apresentado no último dia do curso. Os trabalhos práticos serão construídos a partir da realidade dos alunos, de forma que seus resultados, enriquecidos nos debates em sala de aula, possam ter impacto imediato em seu cotidiano. O espaço de discussão em grupo será privilegiado como método de consolidação do conhecimento, buscando preparar o aluno para o processo de decisão e construção coletiva do saber.
 
A perspectiva formativa visa trazer subsídios para que os alunos reconheçam sua importância social e sanitária, preparando-os para reconhecer a realidade sanitária e socioeconômica na qual estão atuando. Além de promover diálogo com temas específicos da atenção primária e da assistência farmacêutica, qualificando sua atuação dirigida ao atendimento humanizado e responsável dos pacientes e apoiando a equipe de saúde.
 
A formação está sob a coordenação geral de Rondineli Mendes da Silva e conta com Vera Lucia Luiza e Carla Patricia Figueiredo como coordenadoras adjuntas. A com carga horária total é de 80 (oitenta) horas, será ministrado uma vez por semana, sempre as segundas-feiras, em 10 (dez) sessões, das 9h às
17h, distribuídas da seguinte forma: Agosto (dias 20 e 27), Setembro (dias 3, 10, 17 e 24) e Outubro (dias 1, 8, 15 e 22). O início das aulas está previsto para 20 de agosto e o término para 22 de outubro. 
 
Todas as informações estão disponíveis no edital de seleção

Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS Editais Ensino

Nenhum comentário para: Serviços farmacêuticos na Atenção Primária: inscrições seguem abertas até 20/6