Busca do site
menu

Chamada pública seleciona estudos sobre resistência aos antimicrobianos: últimos dias de inscrição

ícone facebook
Publicado em:22/05/2018
A Organização das Nações Unidas (ONU) advertiu, em 2017, para um aumento da resistência a antimicrobianos, provocado pelo uso indiscriminado de medicamentos e disseminação de alguns produtos químicos no meio ambiente. Nesse sentido, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates e o CNPq, apresenta oportunidade de financiamento de projetos voltados para o desenvolvimento de soluções para o problema, que pode matar 50 milhões de pessoas até 2050. As inscrições estão abertas até o dia 28 de maio.
 
A parceria entre as instituições resultou no Grand Challenges Explorations Brazil: Novas Abordagens para Caracterizar a Prevalência de Resistência aos Antimicrobianos. A chamada tem valor global de US$ 1 milhão de dólares e cada projeto selecionado receberá US$ 100 mil. Além deste apoio, os brasileiros podem receber nesta chamada um financiamento adicional das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de seus estados.
 
O incentivo à pesquisa e à inovação é estratégia fundamental no combate à resistência aos antimicrobianos. De acordo com a ONU, a quantidade de tipos de bactérias resistentes cresce a cada ano, mas os tratamentos usados para combater essas infecções são os mesmos há cerca de 30 anos. Sem ações urgentes, doenças como tuberculose e gonorreia podem voltar a ser fatais.
 
A chamada irá selecionar novos estudos para compreender o impacto da resistência antimicrobiana, buscando uma abordagem coordenada e global e a união de diferentes comunidades de pesquisa para novas perspectivas sobre o problema. Qualquer pessoa pode enviar projetos. Não é necessário ser mestre, doutor nem anexar currículo. Para participar, basta descrever sua ideia em duas páginas em inglês com uma cópia em português.
 
Para mais informações sobre como enviar projetos, acesse o link abaixo:
Fonte: Núcleo de Comunicação - Decit/SCTIE/MS
Seções Relacionadas:
Editais

Nenhum comentário para: Chamada pública seleciona estudos sobre resistência aos antimicrobianos: últimos dias de inscrição