Busca do site
menu

Intervenção militar no Rio de Janeiro pauta segundo dia do Ciclo de Debates

ícone facebook
Publicado em:07/05/2018
Intervenção militar no Rio de Janeiro pauta segundo dia do Ciclo de DebatesNesta terça-feira, 8 de maio, a discussão do XIII Ciclo de Debates – Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família terá como pauta a Intervenção Militar no Rio de Janeiro: interferências no contexto do território da saúde. O debate contará com a exposição da professora da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luciana Boiteux. Josinaldo da Silva, do projeto Maré Vive e Renata Souza, pós doutoranda da Universidade Federal Fluminense (UFF), serão os debatedores. A residente da ENSP, Clara Camatta, será a coordenadora da atividade. O evento é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.

Para a coordenadora da atividade, Maria Alice Pessanha, o Ciclo de Debates é um espaço para privilegiar a discussão sobre saúde em um contexto de desmonte das políticas públicas e ataques aos processos democráticos inclusivos. "!Os temas das mesas estão articulados, saindo de discussões macroestruturantes para aspectos mais palpáveis que expressam as práticas de saúde na estratégia", destacou.

Veja abaixo os temas que estarão em discussão nos dias 9, 10 e 11 de maio.

Intervenção militar no Rio de Janeiro pauta segundo dia do Ciclo de Debates

Descaminhos na Atenção Primária: a atual Política Nacional de Atenção Básica e a portaria nº 83/2018 será o tema da discussão de quarta-feira, 9 de maio. A mesa terá exposição de Liu Leal, do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e terá o presidente da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias (FENASCE), Luiz Cláudio de Souza, como debatedor. A coordenação da atividade fica por conta da professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Mariana Nogueira.

No dia 10 de maio, quinta-feira, estará em discussão O atual contexto da Estratégia de Saúde da Família no Rio de Janeiro. Paula Travassos, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) será a expositora da mesa e Daniele Menezes, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mirian Makeba, será a debatedora. A atividade estará sob a coordenação da pesquisadora da ENSP, Vanessa Costa e Silva.

No último dia de atividades da 13ª edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, o debate será em torno das Trilhas e rumos da EFS: experiências e resistência e reinvenção. Cristiana Brasil e Lídia Marins, do CAPS Mirian Makeba, serão as expositoras da mesa e os residentes da ENSP serão dos debatedores. O debate será coordenada pelo pesquisador da ENSP e coordenador do projeto Saúde é meu lugar, Caco Xavier.

A atual edição do Ciclo contará ainda com a tradicional formatura da 12ª turma dos residentes (2016/2018), marcada para a tarde último dia de debates, sexta-feira, 11 de maio, às 14 horas, no auditório térreo da ENSP. “O evento é um convite ao debate. Convocamos alunos da escola, trabalhadores, residentes, trabalhadores da ESF e da saúde como um todo porque é uma possibilidade de promovermos debates. A questão maior é a produção de conhecimento de uma forma compartilhada, de forma que possamos nos aprofundar nessa temática”, disse Maria Alice.

Veja aqui a programação completa.

 



Nenhum comentário para: Intervenção militar no Rio de Janeiro pauta segundo dia do Ciclo de Debates