Busca do site
menu

Fiocruz receberá ônibus do programa Justiça Itinerante quinzenalmente

ícone facebook
Publicado em:03/05/2018
Fiocruz receberá ônibus do programa Justiça Itinerante quinzenalmenteA Fiocruz firmou recentemente um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para a instalação de ônibus do programa Justiça Itinerante nas dependências da Fundação em Manguinhos, no Rio de Janeiro, quinzenalmente. O documento foi assinado pelo presidente do TJRJ, o desembargador Milton Fernandes de Souza. Os primeiros atendimentos na instituição serão realizados em 9 de maio, das 9 às 15h. A iniciativa é conduzida na Fiocruz pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública (Dihs/ENSP/Fiocruz) e pela Coordenação de Cooperação Social.

+ No aniversário de 50 anos do Centro de Saúde (CSEGSF/ENSP), Fiocruz recebe ônibus do Justiça Itinerante pela primeira vez

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, exaltou o acordo com o Tribunal de Justiça do Rio. "Esse acordo reafirma o compromisso da Fiocruz com os direitos humanos e a promoção da cidadania", destacou. Lima explicou que a nova parceria é mais uma ferramenta para ajudar os moradores da Maré e de Manguinhos.

A Justiça Itinerante surgiu como um novo paradigma de realização da prestação jurisdicional no qual os Juízes, juntamente com membros do Ministério Público e Defensoria Pública, vão ao encontro de cidadãos, principalmente aos mais necessitados ou menos favorecidos, em razão da inexistência de políticas públicas eficientes em determinados locais do nosso Estado. 
 
Fiocruz receberá ônibus do programa Justiça Itinerante quinzenalmente

"Dialogar com saúde significa percebermos o quanto que o acesso ao judiciário pode melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirmou Leonídio Madureira, coordenador de Cooperação Social da Fiocruz. Segundo ele, os serviços prestados pelo Justiça Itinerante significam, para Manguinhos, a possibilidade das pessoas terem acesso ao judiciário de uma forma mais rápida e descomplicada. "Porque vem um juiz, um desembargador, defensoria pública, promotoria também. O que tiver que resolver, resolve aqui. Além da aquisição de documentos", explicou ele.

O presidente do TJRJ ressaltou a importância do ação em conjunto com a Fundação. "Vamos trabalhar juntos para levar a cidadania aos moradores da região. O trabalho vai ser feito com muita harmonia e união para que as pessoas consigam solucionar suas demandas no novo posto. O Tribunal de Justiça está de portas abertas para ajudar a população", reforçou o presidente.

Coordenadora do programa Justiça Itinerante no TJ, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia disse que as comunidades vizinhas à Fiocruz terão mais facilidade no acesso à Justiça. De acordo com a magistrada, a estrutura da Fundação vai permitir o aumento pela busca ao Judiciário.

“A região tem duas das maiores comunidades do Rio e nós já sabemos das necessidades das pessoas da área por causa de trabalhos anteriores. A Fiocruz vai disponibilizar um lugar maravilhoso e seguro para que a gente possa captar todas as demandas e trazer um pouco de paz para os moradores”,  assinalou a magistrada. “As parcerias são idealizadas para proteger os cidadãos. A gente espera que possamos ajudar o Tribunal a garantir e proteger os direitos das pessoas. É uma satisfação muito grande participar dessa cooperação”, destacou.

O corregedor-geral de Justiça do TJRJ, o desembargador Claudio de Mello Tavares, lembrou casos em que houve dificuldades de acesso à Justiça pelas pessoas e parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Justiça Itinerante. "Desde a criação do programa, o cidadão não precisa mais vir ao Fórum Central para resolver suas pendências. O Justiça Itinerante é brilhante, pois sua atuação humanitária facilita e dignifica a vida das pessoas", afirmou o corregedor.

O atendimento da Justiça Itinerante na Fiocruz será quinzenal, às quartas-feiras, no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola Nacional de Saúde Pública (CSEGSF/ENSP/Fiocruz), localizado na Rua Leopoldo Bulhões, nº 1480, Manguinhos.

Confira o calendário 2018

9 e 30 de maio
13 e 27 de junho
4 de julho
15 e 29 de agosto
12 e 26 de setembro
17 e 31 de outubro
14 e 28 de novembro
12 de dezembro


*Com informações da Agência Fiocruz de Notícias e do TJRJ. 

 


Seções Relacionadas:
Movimentos Sociais Parcerias

Nenhum comentário para: Fiocruz receberá ônibus do programa Justiça Itinerante quinzenalmente