Busca do site
menu

Centro de Estudos celebra 40 anos da reforma psiquiátrica italiana

ícone facebook
Publicado em:27/04/2018
Centro de Estudos celebra 40 anos da reforma psiquiátrica italianaO Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da próxima quarta-feira, dia 2 de maio, celebrará os 40 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica Italiana (Lei 180, de 13 de Maio de 1978), conhecida como Lei Basaglia. O evento, que também homenageia o "Marco Cavalo", ícone da desmontagem dos manicômios de Trieste, na Itália, receberá o psiquiatra Ernesto Venturini, da Universidade Federal de Minas Gerais, e a professora Maria Stella Goulart, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. O Ceensp coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante, da ENSP/Fiocruz, está marcado para as 14h, no salão internacional. A atividade é aberta aos interessados.
 
"Além de celebrar os 40 anos da Lei 180, também comemoraremos os 50 anos do livro “A Instituição negada: relato de um hospital psiquiátrico”, de Franco Basaglia, que marcou o início do processo da reforma psiquiátrica antimanicomial. Ernesto Venturini, nosso palestrante nesta sessão, esteve presente em todos esses momentos e será uma honra recebe-lo e celebrar com riqueza de detalhes a data, principalmente no contexto crítico e de retrocessos que o Brasil vive”.  
 
Marco Cavalo
 
É uma escultura feita de madeira e papel marchê. Tornou-se um "ícone" da luta ético, social, médica e política a favor da lei sobre o encerramento dos manicômios, a chamada Lei Basaglia, de 1978, e um símbolo para os mesmos pacientes de suas demandas por liberdade, libertação e reconhecimento de sua dignidade como pessoas, até então negado. Desde então, tem sido exibido em todo o mundo como uma instalação itinerante para aumentar a conscientização e o mundo político sobre problemas de saúde mental.

Centro de Estudos celebra 40 anos da reforma psiquiátrica italiana
 
Serviço:
Ceensp: Marco Cavalo e a Lei Basaglia: quatro décadas da reforma psiquiátrica
Dia: 2/5
Local: salão internacional da ENSP
Horário: 14 horas
O evento é aberto ao público

Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Centro de Estudos celebra 40 anos da reforma psiquiátrica italiana