Busca do site
menu

Fiocruz participa de evento sobre política de drogas e violência nos dias 4 e 5 de maio

ícone facebook
Publicado em:24/04/2018
*Por Matheus Cruz

A Fiocruz participará, nos dias 4 e 5 de maio, o Encontro Territorial sobre Política de Drogas, Violência e Saúde, na Maré (Rio de Janeiro). O objetivo deste encontro é dar visibilidade a interconexão entre saúde, violência e política de drogas. As violências sistemáticas associadas à atual política de drogas e impactam a rotina da cidade - principalmente as favelas e áreas periféricas - atingindo a saúde física e mental dos moradores e trabalhadores destes territórios. No dia 4/5, o evento debaterá temas pertinentes à situação crônica de violência na cidade do Rio de Janeiro, conectando território, política de drogas, violência e saúde; violações de direitos fundamentais em favelas; política de drogas e favelas e impactos da violência armada nas políticas públicas em favelas.
 
Fiocruz participa de evento sobre política de drogas e violência nos dias 4 e 5 de maio

Já no sábado, dia 5/5, acontecerá um fórum territorial que discutirá construção e perspectivas. Pretende-se debater coletivamente esse cenário para potencializar a mobilização social e a incidência sobre as políticas públicas. Este processo de discussões vem sendo construído por diversas organizações que atuam na Maré, Manguinhos, Jacarezinho e Alemão, dentre elas: Movimento Popular de Favelas, Redes da Maré, Observatório de Favelas, #Movimentos, Coletivo Papo Reto e trabalhadores da Saúde. A Fiocruz participa através da Cooperação Social e dos Programas Institucionais sobre Álcool e outras Drogas e sobre Violência e Saúde, todos vinculados à Presidência da instituição.

De acordo com o coordenador-executivo do Programa Institucional Álcool, Crack e Outras Drogas da Fundação Oswaldo Cruz, Francisco Netto, é preciso reforçar a proximidade da Fiocruz na pauta da violência nos territórios próximos à Fundação. Ainda segundo Francisco, o objetivo da discussão é entender a saúde num contexto ampliado, entendendo que a violência armada tem um impacto tanto na saúde mental quanto na saúde física das pessoas.

Programação:

Sexta (4/5)

9h -12h :: Observatório de Favelas
Mesa de abertura: Território, Política de drogas, violências e saúde 
Mediação: Fiocruz
Eliana Sousa Silva –  Redes das Maré 
Thainã de Medeiros – Coletivo Papo Reto e Movimentos
Elivanda de Sousa Silva - CAPS AD III Miriam Makeba
 
13h -18h :: Centro de Artes da Maré 
Rodas de conversa temáticas  
Troca de experiências sobre como responder aos desafios da conjuntura atual
1) Violações de direitos fundamentais em favelas
2) Política de drogas e favelas 
3) Impactos da violência armada nas políticas públicas em favelas 
 
16h30 - Síntese das rodas de conversa
18h - Atividade cultural

Sábado (5/5)
 
13h – 17h:: Centro de Artes da Maré
Fórum territorial: construção e perspectivas

*Matheus Cruz é jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Nenhum comentário para: Fiocruz participa de evento sobre política de drogas e violência nos dias 4 e 5 de maio