Busca do site
menu

Nobel da Paz homenageia Marielle Franco em evento com Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:19/04/2018
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
 
O Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, participou na segunda-feira (16/4) de um evento organizado pelo Fórum de Direitos Humanos, que reúne universidades, movimentos sociais e instituições científicas do Rio de Janeiro. Na Faculdade Nacional de Direito (FND), o ativista argentino demonstrou preocupação com a democracia em países da América Latina e do mundo e também fez uma homenagem à vereadora Marielle Franco e ao seu motorista, Anderson Gomes, assassinados no mês passado. 

Nobel da Paz homenageia Marielle Franco em evento com Fiocruz
 
“São companheiros que deram suas vidas para dar vidas. Não são mortos, são sementes de vida. Isso é importante, porque os exemplos se multiplicam”, disse Esquivel. Ele afirmou que a vereadora foi um exemplo de “resistência e dignidade humana”.
 
O ganhador do Nobel afirmou que desde os anos 1970 acompanha os movimentos sociais no Brasil e comentou a situação dos países da região. “Hoje, a América Latina e o mundo estão num caos terrível”, afirmou, ao lembrar-se da guerra na Síria e dizer que diversos países vivem golpes de estado e “ditaduras encobertas”. 
 
Segundo o ativista, os países latino-americanos têm passado por uma mesma “metodologia” contra a democracia, que se repetiu, nos últimos anos, em Honduras, Paraguai e também no Brasil, com a deposição de Dilma Rousseff. “Esta metodologia tentaram também contra os presidentes Hugo Chávez [Venezuela], Rafael Correa [Equador] e Evo Morales [Bolívia]”, afirmou. 
 
Roberto Leher, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmou que o Fórum de Direitos Humanos foi criado para as universidades “organizarem a cronologia da barbárie” no país. “O povo, os jovens negros, os expropriados em geral continuam sendo vistos como as classes perigosas”, criticou.
 
Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, destacou a importância do trabalho que vem sendo feito com universidades e instituições de pesquisa no Fórum de Direitos Humanos. “Este é mais um evento para recuperarmos a nossa esperança e força em defesa da justiça e dos direitos humanos” afirmou. 

Leia a reportagem completa na Agência Fiocruz de Notícias
 
Foto: Raphael Pizzino, CoordCOM/UFRJ

Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa

Nenhum comentário para: Nobel da Paz homenageia Marielle Franco em evento com Fiocruz