Busca do site
menu

Aula inaugural abordará corpos hídricos e a privatização dos recursos naturais nesta terça-feira (3/4)

ícone facebook
Publicado em:28/03/2018
Aula inaugural abordará corpos hídricos e a privatização dos recursos naturais nesta terça-feira (3/4)No dia 3 de abril, às 14h, será realizada a aula inaugural do Curso de Gestão e Tecnologias do Saneamento. A formação, que está em sua quinta edição, debaterá a questão do saneamento em tempos de crise. Para tanto, vai trazer à ENSP os especialistas na área José Stelberto Porto Soares e João Roberto Pinto. Segundo seus coordenadores - os pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola, Rosália Oliveira e Paulo Roberto de Abreu Bruno -, neste ano, "considerando-se o momento de incertezas com relação à conservação do patrimônio natural do país e à integridade física de grande parte da população que convive com a intolerância e de violência, pretendemos discutir a situação do saneamento a partir de duas perspectivas: a situação de corpos hídricos no Estado do Rio de Janeiro e a questão da privatização dos recursos naturais ainda disponíveis no país", detalhou Paulo Bruno. A aula é aberta a todos, não sendo necessária inscrição prévia. O encontro acontecerá no prédio da ENSP, na sala 410.  
  
O curso tem compromisso com o desenvolvimento de um processo de formação orientado para a construção do conhecimento de forma crítica e dialógica, num campo de saberes e práticas tradicionalmente tecnicista e dominado pelo conservadorismo epistêmico e político-pedagógico.
 
José Stelberto Porto Soares é engenheiro civil sanitarista e conselheiro do Clube de Engenharia. Foi diretor do Clube de Engenharia e possui vastos conhecimentos e experiências relacionados à questão do saneamento no Rio de Janeiro. Já João Roberto L. Pinto é professor de Ciência Política na PUC/RJ e na Unirio. ele também coordena o Instituto Mais Democracia e é um dos responsáveis pelo estudo Quem são os proprietários do saneamento no Brasil, desenvolvido pelo Instituto, juntamente com a jornalista e especialista em Políticas Pública Silvia Noronha e Maurício Ferreira, doutorando em história.
 
De acordo com Rosália, os convidamos apresentarão dados e questões necessários para um bom debate com os estudantes e o público em geral. “Stelberto Soares, por toda a sua trajetória no Clube de Engenharia, discutindo a questão dos rios fluminenses e da baía de Guanabara e João Roberto Lopes, por estudar a apropriação do saneamento por grandes corporações, certamente, contribuirão de forma sensível para a inserção crítica dos/as novos/as estudantes do Cegts nos debates sobre as questões do saneamento e da saúde ambiental”, concluiu ela.

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Aula inaugural abordará corpos hídricos e a privatização dos recursos naturais nesta terça-feira (3/4)