Busca do site
menu

ENSP lamenta o falecimento da desembargadora Maria Collares Felipe da Conceição

ícone facebook
Publicado em:27/03/2018
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta o falecimento da desembargadora aposentada Maria Collares Felipe da Conceição, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Ela, que durante dez anos presidiu o Fórum Permanente de Direito Ambiental da Emerj, foi peça fundamental no convênio entre ENSP e Emerj na área de Direito e Saúde. 
 
"Ela foi muito importante para o Departamento de Direitos Humanos e Saúde e parte fundamental na construção da nossa relação com a Emerj. Se hoje temos uma parceria muito produtiva, inclusive com a realização de um mestrado na área, devemos agradecê-la. A doutora Collares sempre esteve muito a frente do seu tempo e foi uma das pioneiras a discutir o Direito Ambiental", reconheceu a chefe do Dihs/ENSP, Maria Helena Barros.
 
Trajetória
 
Sensível às causas ambientais, a desembargadora Maria Collares Felipe da Conceição foi uma das pioneiras no incentivo ao debate, no âmbito da magistratura e como cidadã, sobre a importância da preservação da natureza. O esforço por tal prática lhe concedeu o título carinhoso de "desembargadora verde". Atuou como presidente do Fórum Permanente de Direito do Ambiente da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) desde a criação, em 2006, até maio de 2016, promovendo mais de 100 encontros, entre palestras e seminários.
 
Maria Collares Felipe da Conceição faleceu aos 84 anos, na manhã de sexta-feira, dia 23 de março.
 
O velório e sepultamento ocorrereu no sábado, dia 24 de março, no Salão Nobre do Cemitério Parque da Colina, na cidade de Niterói. (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 987 – Pendotiba).
 
Maria Collares nasceu no interior de Minas Gerais. Ela era graduada em Direito (1969) e mestre em Ciências Ambiental (2000), pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Atuou como defensora pública por quatro anos e foi aprovada para a magistratura fluminense em 1976. A desembargadora também foi professora da Universidade Cândido Mendes e da EMERJ.
 
Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.

Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: ENSP lamenta o falecimento da desembargadora Maria Collares Felipe da Conceição