Busca do site
menu

Eventos sobre Dia Mundial da Tuberculose aliam educação à pratica em saúde

ícone facebook
Publicado em:20/03/2018
Eventos sobre Dia Mundial da Tuberculose aliam educação à pratica em saúdeEm alusão à "Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose", o Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da ENSP/Fiocruz, promoverá uma série de atividades com intuito de estimular gestores, acadêmicos, parlamentares e diferentes instâncias da sociedade civil organizada a desenvolverem ações que possam dar visibilidade, mobilizar e incentivar o enfrentamento desse problema de saúde pública. No dia 21 de março, uma ação em parceria com as secretarias municipais de saúde (SMS), educação (SME) e Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) apresentará o projeto "Práticas Educativas na área da Tuberculose", seguido da palestra "A Escola integrada à Saúde". No dia 23, o CRPHF receberá o do pesquisador da ENSP e coordenador da Pós em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego, para proferir o debate "Ética, Formação e Prática em Saúde", no auditório 1, a partir das 9 horas. Em 2018, o Dia Mundial da Tuberculose (24/3) dará ênfase ao compromisso de cada indivíduo para dar fim à TB, com o tema Líderes para um Mundo Livre da Tuberculose. Acesse a campanha (em espanhol) aqui.
 
O evento na quarta-feira (21/3) faz parte da Mostra ENSP de Mobilização na Luta Contra a Tuberculose, coordenado pela Equipe de Ensino do CRPHF/ENSP/Fiocruz e a pesquisadora Sandra Rangel. A mesa de abertura está marcada para as 9 horas, e terá participação do chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, Jesus Pais Ramos, da pesquisadora Glória Motta e de representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
 
Às 10h, a Glória Motta (CRPHF/ENSP/Fiocruz) apresentará o projeto "Práticas Educativas na área da Tuberculose". Na mesa seguinte, as pesquisadoras Nancy Chagas e Suzanne Pereira Leite, ambas também do CRPHF/ENSP/Fiocruz, estarão na mesa "A Escola integrada à Saúde". A Mostra ENSP é aberta ao público.
 
Formação e ética em saúde
 
Na sexta-feira, 23 de março, o CRPHF debaterá 'Ética, Formação e Prática em Saúde', em palestra do pesquisador da ENSP e coordenador do Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego. O evento acontecerá no auditório 1 do Hélio Fraga, a partir das 9 horas, é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia. Segundo o pesquisador do CRPHF, Pablo Dias Fortes, "o intuito é refletir sobre um tema de vital integridade para o Sistema Único de Saúde (SUS), perante o compromisso de aprimorar a capacidade de julgamento em relação às decisões que constituem o cotidiano dos serviços de saúde".
 
Além da palestra, o evento contará com presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, do diretor da ENSP, Hermano Castro; do coordenador do Centro de Referência, Jesus Pais Ramos; do pesquisador e chefe substituto do Serviço de Pesquisa do Hélio Fraga, Pablo Dias Fortes; do coordenador do Fio-TB/Fiocruz, Otávio Maia Porto; e do coordenador do Observatório Tuberculose Brasil/ENSP/Fiocruz, Carlos Basília.

Eventos sobre Dia Mundial da Tuberculose aliam educação à pratica em saúde
 
Confira abaixo a programação completa do evento.
 
9h -  Mesa de Abertura
Nísia Trindade Lima - Presidente da Fiocruz
Hermano Albuquerque de Castro - Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca ENSP/Fiocruz
Jesus Pais Ramos - Coordenador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP/Fiocruz
Pablo Dias Fortes - Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP/Fiocruz
Otávio Maia Porto – Coordenador Fio-TB/Fiocruz
Carlos Basília - Observatório Tuberculose Brasil/ENSP/Fiocruz
 
10h - Palestra: 'Ética, Formação e Prática em Saúde'
Palestrante: Sérgio Rego (Pesquisador ENSP/Fiocruz)
Coordenação: Pablo Dias Fortes - Centro de Referência Professor Hélio Fraga ENSP/Fiocruz
 
11h - Debate com o palestrante
 
Dia Mundial 2018
 
A campanha deste ano se concentra em construir um compromisso para acabar com TB; não só a nível político com os Chefes de Estado, mas em todos os níveis: prefeitos, governadores, parlamentares, líderes comunitários e as pessoas afetadas pela tuberculose; bem como defensores da sociedade civil, profissionais de saúde, médicos ou enfermeiros, organizações não governamentais e outros parceiros.
 
Eventos sobre Dia Mundial da Tuberculose aliam educação à pratica em saúde

Seções Relacionadas:
Assistência Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Eventos sobre Dia Mundial da Tuberculose aliam educação à pratica em saúde