Busca do site
menu

Epistemologias do Sul e saúde coletiva: curso internacional promove aulas abertas na Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:26/02/2018
Epistemologias do Sul e saúde coletiva: curso internacional promove aulas abertas na FiocruzO curso Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul: comunicação, ecologia e reforma psiquiátrica nas lutas por saúde - oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict, e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP em parceria com a Universidade de Coimbra (Portugal) -, promoverá aulas abertas à comunidade Fiocruz. Temas como a introdução às epistemologias do Sul; a ecologia de saberes e linha abissal; e a democracia e o papel da saúde coletiva serão abordados em três palestras que contam com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais. As aulas estão marcadas para os dias 27 de fevereiro e 2 de março, e acontecerão na ENSP e no Icict, ambos localizados no campus Manguinhos da Fiocruz. Confira a programação e participe.  
 
Aulas Abertas
 
Introdução às epistemologias do Sul: pensamento abissal, sociologias das ausências e emergências, tradução intercultural e artesania de práticas, com os professores do Centro de Estudos Sociais da Universidade Coimbra João Arriscado Nunes e Bruno Sena Martins. 
Data: 27/2
Local: sala 410, prédio da ENSP
Horário: 9h
 
Ecologia de Saberes e Linha Abissal: aprendendo com a Reforma Psiquiátrica Brasileira e suas práticas transformadora, com o professor do Centro de Estudos Sociais da Universidade Coimbra João Arriscado Nunes e a pesquisadora da Universidade Federal do Sul da Bahia Raquel Siqueira.
Data:27/2
Local: sala 410, prédio da ENSP
Horário: 14h
 
Democracia e o Papel da Saúde Coletiva: contribuições das Epistemologias do Sul e colaboração com o CES/Universidade de Coimbra, com o vice-presidente de Ensino da Fiocruz, Mauro Barral, a coordenadora geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Cristina Guilam, a pesquisadora da ENSP e coordenadora do convênio Fiocruz/CES-Universidade de Coimbra, Maria Helena Barros, e outros professores do curso.
Data: 2/3
Local: prédio do Icict
Horário: 14h
 
O curso internacional de curta duração Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul: comunicação, ecologia e reforma psiquiátrica nas lutas por saúde tem por objetivo central aprofundar as discussões em torno dos estudos pós-coloniais e da obra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos em sua relação com a Saúde Coletiva, em particular em suas dimensões epistemológicas e comunicacionais. Ele é voltado para alunos de mestrado e doutorado das duas unidades da Fiocruz envolvidas, mas também foi aberto para alunos de pós-graduação de diferentes unidades da Fundação e outras instituições de ensino. Sua coordenação está a cargo da pesquisadora Inesita Soares de Araujo, do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict) e do PPGICS, e do pesquisador da ENSP Marcelo Firpo, integrante do PPGSP da Escola. 

Seções Relacionadas:
Dihs/ENSP Ensino ENSP Internacional Parcerias

Nenhum comentário para: Epistemologias do Sul e saúde coletiva: curso internacional promove aulas abertas na Fiocruz