Busca do site
menu

Brics defendem ação conjunta de enfrentamento à tuberculose em reunião da OMS

ícone facebook
Publicado em:29/01/2018
Em debate sobre a preparação para a Reunião de Alto Nível da ONU sobre Tuberculose, o Brasil proferiu, em iniciativa inédita, uma intervenção conjunta dos países do Brics durante a 142ª Sessão do Conselho Executivo da OMS, que aconteceu de 22 a 27 de janeiro, em Genbra, e teve a participação do Ministério da Saúde.
 
No dia 25/1, no âmbito do Conselho Executivo, aconteceu um debate sobre a preparação para o Encontro de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre o Fim da Tuberculose, a realizar-se em setembro de 2018, em Nova York. Durante o debate, o Brasil proferiu intervenção conjunta dos países do Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – sobre o compromisso dos países com o enfrentamento à tuberculose (TB). Esta é a primeira vez que o Brics, como grupo, proferiu intervenção conjunta em um órgão de governança da OMS. 
 
Os Brics reconheceram a TB como tema prioritário na agenda global e o papel fundamental do grupo para eliminar a doença. Também reforçaram a relevância da atenção à saúde e das estratégias de prevenção para atingir as metas da TB estabelecidas nas agendas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Estratégia da OMS pelo Fim da Tuberculose.
 
Os Brics ressaltaram, ainda, os esforços conjuntos do grupo sobre o tema, como a adoção do Plano de Cooperação em TB do Brics, com o objetivo de promover acesso universal para diagnóstico e tratamento da doença, e o recente estabelecimento da Rede de Pesquisa em TB do Brics, apresentada durante a primeira Conferência Ministerial Global da OMS pelo fim da Tuberculose, realizada em Moscou, no ano passado. No âmbito da rede, representantes dos Brics estão discutindo o desenvolvimento de tecnologias para triagem e diagnóstico para TB resistente, responsável por um terço de mortes por infecções resistentes a antimicrobianos.
 
Brics defendem ação conjunta de enfrentamento à tuberculose em reunião da OMS
 
Concentração no Brics
 
A intervenção conjunta do Brics no Conselho Executivo da OMS representa esforço inédito de concertação política em saúde. Por iniciativa brasileira, a intervenção foi realizada em cumprimento à decisão tomada na VI Reunião de Ministros da Saúde do Brics (julho de 2017). No Comunicado Conjunto de Tianjin, os cinco países reforçaram o interesse em discutir temas de interesse comum que pudessem ser expressados nos fóruns multilaterais, com vistas a fortalecer a participação do grupo na agenda da governança da saúde global.

 

O Conselho Executivo Organização Mundial de Saúde (OMS) é um órgão composto por 34 membros, com mandato de três anos, e o Brasil foi eleito para integrar o Conselho em maio de 2017. 


Fonte: Aisa/MS
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Brics defendem ação conjunta de enfrentamento à tuberculose em reunião da OMS