Busca do site
menu

Brasil inicia maior campanha mundial com vacinas fracionadas contra febre amarela

ícone facebook
Publicado em:26/01/2018
Brasil inicia maior campanha mundial com vacinas fracionadas contra febre amarelaO Brasil iniciou na quinta-feira, 25 de janeiro, uma campanha de imunização com doses fracionadas da vacina contra febre amarela em 69 municípios dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. O plano estratégico de vacinação brasileiro foi elaborado com a participação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta será a maior campanha do mundo com vacinas fracionadas contra a febre amarela. Ao todo, 23,8 milhões de pessoas deverão ser vacinadas durante a campanha, nos municípios que adotarão a estratégia de fracionamento. No estado de São Paulo, a expectativa é vacinar cerca de 10,3 milhões de pessoas e, no estado do Rio de Janeiro, um total de 10 milhões. O estado da Bahia, que inicia a vacinação em oito municípios no dia 19 de fevereiro, terá público-alvo de 3,3 milhões de pessoas.

O fracionamento de doses é uma forma de esticar o suprimento de vacinas, protegendo mais pessoas e diminuindo a possibilidade de propagação da doença. Um quinto da dose regular de vacina da febre amarela fornece imunidade contra a doença por pelo menos 12 meses, provavelmente mais. A OPAS e a OMS recomendam o uso de doses fracionadas de vacina da febre amarela em resposta a necessidades eventuais de campanhas de larga escala. Essa medida não tem a intenção de servir como estratégia de longo prazo nem de substituir as práticas de imunização de rotina.

No âmbito dessa campanha, crianças de 9 meses a 2 anos de idade; pessoas com condições clínicas especiais, entre outros grupos, receberão as doses padrão da vacina.

A Opas e a OMS têm dado amplo suporte ao governo do Brasil e aos estados na resposta aos surtos de febre amarela ocorridos desde o ano passado – como o envio de vacinas contra a doença, a compra pelo Fundo Rotatório de seringas para doses fracionadas, a divulgação de recomendações baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis, aquisição de cartões de vacinação específicos para doses fracionadas (mesmo modelo usado na campanha da República Democrática do Congo) e o trabalho em campo, juntamente com as autoridades nacionais e locais.

Em dezembro do ano passado, a pedido do Ministério da Saúde do Brasil, uma equipe formada por membros da OPAS, da Rede Mundial de Alerta e Resposta a Surtos (GOARN, na sigla em inglês) e da OMS organizou em Brasília um workshop para especialistas em controle de febre amarela sobre estratégias de vacinação durante possíveis surtos em grandes cidades, incluindo o fracionamento de doses.

Em 2017, mais de 20 profissionais foram enviados pelo organismo internacional à Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para atuar no controle de mosquitos Aedes, minimizando o risco de transmissão urbana da doença, na análise detalhada de dados para subsidiar ações estratégicas, na capacitação de profissionais, na pesquisa epidemiológica com pacientes infectados ou com suspeita de infeção e na atualização de guias e protocolos de atendimento.

Leia mais aqui

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS)
Seções Relacionadas:
Febre Amarela

Nenhum comentário para: Brasil inicia maior campanha mundial com vacinas fracionadas contra febre amarela