Busca do site
menu

Fiocruz divulga carta de apoio aos hospitais universitários do Rio de Janeiro

ícone facebook
Publicado em:09/01/2018
Fiocruz divulga carta de apoio aos hospitais universitários do Rio de JaneiroA Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) manifesta seu apoio às Comissões de Residência Médica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e solicita à Comissão de Nacional de Residência Médica / Ministério da Educação, a revisão da decisão que colocou todas as suas residências em diligência e, no caso da Uerj, impossibilita o processo seletivo de 2018. Tal decisão poderá comprometer de forma significativa a formação de quadros médicos de excelência em futuro breve.

O Hospital Universitário Pedro Ernesto e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho desempenham papel fundamental na formação de médicos para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil, constituindo-se em centros de referência em diversas especialidades, reconhecidos nacionalmente e internacional pela comunidade acadêmica e pelos principais centros de pesquisa clínica do país.

Além do caráter formativo, as atividades de Residência Médica em hospital público possibilitam atividades de pesquisa e inovação e a oferta de atendimento especializado e de alto nível a toda sociedade, particularmente aos setores mais carentes da população que, de outra forma, não teriam acesso a um atendimento integrado e a tecnologias de ponta.

Mesmo atravessando um grave período de crise financeira, os hospitais procuraram soluções para a manutenção de Residências Médicas de excelente padrão e voltadas para as necessidades de saúde da população.

A preservação da Residência Médica do HUPE e do HUCFF se inscreve na luta pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da saúde pública, universal e gratuita. 

Fonte: Portal Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz divulga carta de apoio aos hospitais universitários do Rio de Janeiro