Busca do site
menu

'Comunicação de más notícias em saúde': tema de pesquisa em Bioética da ENSP

ícone facebook
Publicado em:08/01/2018
'Comunicação de más notícias em saúde': tema de pesquisa em Bioética da ENSP“O campo da ética médica, em que se inserem as questões da relação médico-paciente, assiste a um predomínio atual de teorias de caráter consequencialista/utilitarista na fundamentação dos debates, usualmente preocupados com a correção da ação moral. Contudo, as teorias baseadas apenas no valor da ação moral, ou mesmo as deontológicas, parecem não dar conta de uma discussão acerca de aspectos relacionais entre seres humanos, negligenciando aspectos humanos, demasiado humanos, que, certamente, necessitariam ser levados em conta.” Foi o que evidenciou a pesquisa de mestrado da ENSP, em conjunto com a Universidade do Estado do RJ, Universidade Federal do RJ e Universidade Federal Fluminense, em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, da aluna Mabel Viana Krieger, sob orientação do pesquisador Sergio Rego. Ao longo dos estudos preliminares que conformaram o material de elaboração do tema dessa pesquisa, de acordo com Mabel, foi formulada a seguinte questão: Como podemos analisar a questão da comunicação de más notícias em saúde?
 
Segundo a aluna, outras questões que surgiram como desdobramento da primeira questão foram: De que novas formas essa situação pode ser abordada no campo da bioética? Qual fundamentação teórica oferece maior riqueza a esse debate? É possível oferecer respostas para algumas das limitações das abordagens atuais sobre o tema? Desta forma, o percurso metodológico adotado foi o de pesquisa teórica, por meio de revisão bibliográfica narrativa.
 
Mabel explicou que a ‘Ética das Virtudes’ constituiu o referencial de escolha para a discussão do tema da comunicação de más notícias na relação médico-paciente. Num segundo recorte da pesquisa, a própria Ética das Virtudes apresentou-se também como um vasto campo a ser investigado: o trabalho da filósofa neozelandesa Christine Swanton trouxe um horizonte possível para um novo rumo da discussão. 
 
Diante do material disponível nesses estudos, a hipótese formulada pelo estudo de Mabel foi a de que a discussão da questão problema fundamentada numa nova teoria ética das virtudes traria novos elementos ao debate da comunicação de más notícias em saúde, contribuindo para o embasamento de práticas educacionais e assistenciais voltadas para a situação problema, bem como para a ampliação do campo acadêmico da bioética e da comunicação em saúde. 
 
“O recurso a uma abordagem que traga à baila o caráter do agente moral sob uma nova perspectiva que tenta desviar tanto das limitações das éticas consequencialistas, utilitaristas e deontológicas, como também da própria ética das virtudes clássica, mostrou ser um caminho viável, e mesmo desejável, para a fundamentação da pesquisa sobre o tema das relações médico-paciente”, disse ela.
 
O estudo concluiu que a discussão em bases de uma nova teoria ética das virtudes não só pode contribuir para a discussão em pauta, como também ampliar o campo de estudos e apresentar novas possibilidades de contribuição para o debate bioético.
 
Mabel Viana Krieger é graduada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (2007); pós-graduada em Psicologia Junguiana pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (2011). Atualmente, é psicóloga no Instituto Nacional de Câncer - Unidade de Cuidados Paliativos, onde exerce atividades de assistência direta ao paciente e familiares, além de atividades voltadas para educação permanente das equipes de saúde e docência e preceptoria no programa de Residência Multiprofissional em Oncologia.

Seções Relacionadas:
Defesas ENSP Pesquisa

Nenhum comentário para: 'Comunicação de más notícias em saúde': tema de pesquisa em Bioética da ENSP