Busca do site
menu

Associação dos Expostos ao Amianto celebra decisão do STF em evento na ENSP

ícone facebook
Publicado em:21/12/2017
Associação dos Expostos ao Amianto celebra decisão do STF em evento na ENSPO núcleo do Rio de janeiro da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto se reuniu na Escola Nacional de saúde Pública (ENSP/Fiocruz), na terça-feira (19/12), para celebrar a decisão do Supremo Tribunal Federal de banir o amianto em território nacional e promover um balanço das ações realizadas em 2017. Presente no encontro, a auditora fiscal do Trabalho e fundadora da Abrea, Fernanda Giannasi, afirmou que a decisão do Supremo é uma vitória dos trabalhadores, enquanto o diretor da ENSP, Hermano Castro, alertou a todos para a necessidade de criação de um sistema eficaz de vigilância, em razão de o câncer provocado pela exposição à fibra poder se manifestar décadas depois do contato.
 
A militância na luta contra o amianto rendeu à fundadora da Abrea indicação ao Prêmio Faz a Diferença, do jornal O Globo, na categoria economia (vote aqui). Ela, que ficou surpresa com a lembrança, acredita que as quase três décadas de militância e a decisão do Supremo estimularam a indicação. “Apesar de o meu nome concorrer ao prêmio, não se trata de uma indicação individualizada. Os trabalhadores, a Fiocruz, nossa parceira mais antiga nessa luta, e o Ministério Público do Trabalho, que juntou-se a nós para dar conformação jurídica à causa, têm ampla participação”.
 
A partir da decisão do Supremo, o desafio, na opinião de Giannasi, está em analisar a situação daqueles que foram expostos. Dados apresentados por ela mostram que a cadeia produtiva do amianto gerou 5 mil postos de trabalho na sua fase mais recente, em contrapartida, isso impõe para o SUS o custo de mais de um milhão de pessoas a vigiar. “Essa equação é muito desigual”, lamentou.
 
Foi justamente nesse ponto que tocou o diretor da ENSP, Hermano Castro. De acordo com ele, mais do que nunca é necessário criar um sistema de vigilância do trabalhador e do ambiente em virtude da longa latência da doença e do grande período de exposição. “As doenças levam algum tempo para aparecer. Essa é a oportunidade que a indústria tem para sair do circuito. Só cobraremos essa conta com a vigilância e os registros em dia”, alertou Hermano para os trabalhadores presentes.
 
Todos os presentes comemoraram a decisão do STF diante do contexto de aprovação da Reforma Trabalhista e dos cortes de gastos na saúde. “O movimento da luta anti-amianto no Brasil é vitorioso na medida que o banimento foi declarado em um dos momentos políticos mais difíceis do país, de desmonte dos direitos e das conquistas históricas dos trabalhadores. Essa decisão é uma luz, um farol na escuridão que vivemos e pode trazer esperança para outras causas e movimentos se organizarem. A luta é longa, árdua, mas é justa, é de pessoas dignas que trabalharam e perderam suas vidas.

Associação dos Expostos ao Amianto celebra decisão do STF em evento na ENSP

Também participaram da mesa o presidente nacional da Abrea, Eliezer João de Souza, e a diretora da Abrea-RJ, Maria Lucia do Nascimento.

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Associação dos Expostos ao Amianto celebra decisão do STF em evento na ENSP