Busca do site
menu

Ufac homenageia (in memoriam) pesquisador Sergio Koifman

ícone facebook
Publicado em:18/12/2017
Ufac homenageia (in memoriam) pesquisador Sergio KoifmanO pesquisador Sergio Koifman, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), foi homenageado (in memoriam) pela Universidade Federal do Acre (Ufac) durante a inauguração das instalações que atenderão os programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e Produção Vegetal da universidade acriana. Falecido em 2014, Koifman foi um dos responsáveis pela criação do primeiro mestrado em Saúde Coletiva na região Norte do país, desenvolvido por meio da associação temporária promovida pela Capes, e coordenou o programa de pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente - que serviu de base para a parceria. "Não somente eu, mas toda família está extremamente honrada com a homenagem da reitoria da Ufac. A proposta do Sergio sempre foi extramuros, sempre esteve atrelada à qualidade do ensino, da pós-graduação. É bonito observar como os alunos incorporaram a filosofia de vida acadêmica dele. A grande contribuição dessa parceria está em mostrar que é possível fazer. Essa é a grande lição”, orgulhou-se a pesquisadora Rosalina Koifman, viúva do professor Sergio."
 
Há exatos dez anos, a ENSP/Fiocruz e a Universidade Federal do Acre deram o primeiro passo para criação do mestrado em Saúde Coletiva. A iniciativa foi reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em 2008 e previa a formação de três turmas de mestrado. Em abril/2015, o programa recebeu recomendação da Capes para criação do Curso de Doutorado em Saúde Coletiva. “Hoje, a pós-graduação está consolidada. Ficamos extremamente felizes que essa proposta tão democrática e solidária de expandir a qualidade da formação e do ensino da ENSP para todas as regiões do país foi concretizada”, completou Rosalina.
 
A cerimônia de inauguração dos prédios
 
Os prédios receberam os nomes dos professores doutores Sérgio Koifman e Antônio Francisco da Silva, respectivamente, e o espaço conta com uma área de 1.500 metros quadrados, que está dividido em dois pisos. No térreo, onde devem se concentrar as atividades do programa de Produção Vegetal, e no compartimento superior, local em que estão salas para extração de DNA e processamento de sangue, depósito de resíduos, diagnóstico biológico, avaliação nutricional, além de salas de aula e espaço administrativo que atenderão o programa de Saúde Coletiva. 
 
O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, destacou o crescimento da pós-graduação nos últimos anos. Atualmente, a universidade oferece 32 cursos stricto sensu, 18 divididos entre programas de mestrado e doutorado. "Hoje, o aluno pode começar na educação básica, através do Colégio de Aplicação, e só sair da Ufac com o título de doutor", lembrou. "Essa é uma conquista enorme e, por isso, estamos trabalhando cada vez mais para garantir, também, esse suporte de infraestrutura.”
 
Ufac homenageia (in memoriam) pesquisador Sergio KoifmanA professora Simone Optiz, que trabalhou diretamente na criação do mestrado em Saúde Coletiva com o pesquisador Sergio Koifman e os professores da Ufac Leila Dotto e Pascoal Torres Muniz, discursou em homenagem ao professor da ENSP. "A carência de programas de pós-graduação na região da Amazônia reforçou a importância da criação do mestrado. Segundo o professor Sergio Koifman, o PPGSC/UFAC foi pensado como um centro de reflexão, de discussão, com uma temática regional e específica na área de saúde coletiva, que iria enriquecer também os docentes da ENSP, recordou. 
 
Maria Fernanda, egressa do mestrado e ex-aluna do Prof. Koifman, também falou. “Diante de tudo o que representa para a ciência e a saúde do nosso país, é imensurável o legado deixado pelo respeitável Dr. Sergio Koifman. Seus frutos perdurarão por meio de seus estudos, publicações, programas de pós-graduação, alunos, professores e pesquisadores que ele ajudou a formar."
 
 

Seções Relacionadas:
Parcerias

Nenhum comentário para: Ufac homenageia (in memoriam) pesquisador Sergio Koifman