Busca do site
menu

Disponível edição de novembro do 'Cadernos de Saúde Pública'

ícone facebook
Publicado em:29/11/2017
Disponível edição de novembro do 'Cadernos de Saúde Pública'Na nova edição do Cadernos de Saúde Pública (volume 33 número 11) o tema central é o 10º Congresso Brasileiro de Epidemiologia: uma construção solidária, ocorrido em outubro de 2017 com a participação de 3.100 participantes e cerca de 250 convidados, reforçando sua posição entre os maiores congressos de epidemiologia do mundo. Os pesquisadores Maria Amelia de Sousa Mascena Veras e Antonio Fernando Boing, responsáveis pelo editorial da revista, esclarecem que o evento aconteceu em um contexto de sérias ameaças ao Sistema Único de Saúde (SUS), ao desenvolvimento da ciência brasileira e às diversas políticas sociais que vêm sendo construídas desde a Constituição Federal de 1988. “Debatemos sobre o papel crucial do desenvolvimento científico e metodológico na superação das crises econômicas, analisando evidências que contrariam a atual política implementada no Brasil, de cortes dramáticos nos recursos destinados à ciência e tecnologia.” No aspecto organizacional, o editorial ressaltou que o Congresso inovou ao incorporar a perspectiva de gênero na composição das mesas e na promoção da equidade de gênero na produção científica, ao criar espaços para crianças e para amamentação, e assegurar um ambiente livre de álcool e de tabaco, com restrição à venda de alimentos não saudáveis.
 
Entre os vários artigos publicados, destaca-se Prevalência de sífilis e HIV em gestantes encarceradas e incidência de sífilis congênita em crianças nascidas em prisões brasileirasde Rosa Maria Soares Madeira Domingues, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz;  Maria do Carmo Leal, Ana Paula Esteves Pereira, Barbara Ayres e Alexandra Roma Sánchez, da ENSP; e Bernard Larouzé, da Sorbonne Universités, Paris. O estudo teve como objetivos estimar a prevalência de infecção de sífilis e HIV na gravidez, transmissão vertical de sífilis e incidência de sífilis congênita em filhos de mulheres encarceradas no Brasil, comparar as taxas com aquelas observadas em gestantes não encarceradas e verificar os fatores maternos associados à sífilis gestacional em mulheres encarceradas e não encarceradas. Foram usados os dados de dois inquéritos nacionais realizados entre 2011 e 2014. O estudo Nascer no Brasil incluiu 23.894 mulheres não encarceradas atendidas em 266 hospitais. O estudo sobre Saúde Materno-Infantil nas Prisões do Brasil incluiu 495 mulheres encarceradas, entre gestantes e mães vivendo com seus filhos, de acordo com um censo realizado em 33 presídios femininos. Os dois estudos usaram a mesma definição de casos e os mesmos métodos de coleta de dados. As mulheres encarceradas mostraram uma prevalência mais alta de sífilis e de infecção pelo HIV durante a gravidez, pior qualidade de atendimento pré-natal e níveis mais elevados de vulnerabilidade social, quando comparadas às mulheres não encarceradas. A sífilis mostrou ser indicador de vulnerabilidade social em mulheres não encarceradas, mas não em mulheres encarceradas. Os achados destacam a importância de iniciativas nas prisões para reduzir as desigualdades na assistência à saúde e de cuidados adequados durante o período pré-natal e parto.
 
Proposta de um instrumento para avaliar eventos adversos em odontologia é o artigo dos pesquisadores da ENSP, Claudia Dolores Trierweiler Sampaio de Oliveira Corrêa e Walter Mendes, cujo objetivo foi propor um conjunto de rastreadores para a pesquisa de eventos adversos em odontologia ambulatorial no Brasil. O instrumento foi elaborado em duas etapas: para construir um conjunto preliminar de rastreadores foi realizada uma revisão da literatura, a fim de identificar a composição das ferramentas de rastreamento utilizadas nas demais áreas da saúde e os principais eventos adversos encontrados em odontologia; e para validar os rastreadores preliminarmente construídos foi organizado um painel de especialistas empregando o método Delphi modificado. Foram elaborados 14 rastreadores para compor um instrumento com critérios explícitos para identificar potenciais eventos adversos no cuidado odontológico, essenciais para os estudos de revisão retrospectiva de prontuários. 
 
Confira todos os artigos do  Cadernos de Saúde Pública (volume 33 número 11) de novembro de 2017.
 

Fonte: CSP vol. 33 n. 11

Nenhum comentário para: Disponível edição de novembro do 'Cadernos de Saúde Pública'