Inscrições abertas para especialização em Saúde Pública 2018

Publicada em
 
 
 

Reconhecido por acompanhar a trajetória da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e expressar o compromisso institucional com o sistema público e universal de saúde, o curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) está com inscrições abertas para 2018. Sob coordenação das pesquisadoras Tatiana Wargas de Faria Baptista, Lenice Gnocchi da Costa Reis e Delaine Martins Costa, o curso dispõe de nova estrutura curricular visando maior inserção no contexto atual das práticas e da organização do sistema de saúde. A especialização oferece 33 vagas, sendo 30 para candidatos nacionais e 3 para candidatos estrangeiros, e reserva 10% das vagas para ações afirmativas. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 08/11/2017 a 11/01/2018 e devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu Fiocruz. Acesse o edital.
 
O CESP tem o objetivo de formar profissionais interessados no desenvolvimento de habilidades que potencializem o olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde e o contexto político-social, com vistas ao desenvolvimento dos sistemas públicos de saúde. 

Para a turma de 2018, o curso trará novidades. A expectativa é aprofundar a discussão sobre as desigualdades extremas que afetam a vida da população e impactam o SUS. Esta ênfase na programação do curso foi definida a partir da revisão da estrutura curricular, fruto de um debate de quase dois anos do Colegiado de docentes que acompanha o Curso.

A proposta para 2018 traz quatro Unidades de Aprendizagem: Modos de viver, adoecer e morrer no Brasil (UA I); Políticas de saúde e organização de sistemas e serviços de saúde (UA II); Práticas e cuidados em saúde (UA III); e Pesquisa e produção de conhecimento em saúde (UA IV).

“Estamos também trabalhando para incorporar em 2018 novas metodologias que possibilitem uma maior participação de nossos alunos, com o intuito de ouvirmos as demandas e experiências de nossos alunos e revisarmos os conteúdos em conjunto. É uma proposta ousada, desafiadora, mas a formação em saúde pública também é um espaço de experimentação e inovação para os professores. O diálogo possibilita a incorporação de novos olhares para os serviços de saúde e para as desigualdades de gênero, raça, renda, acesso e muitas outras que desejamos trabalhar”, ressaltou a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde Tatiana Wargas.
O CESP é destinado a profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins, mas um desejo do Colegiado do Curso para o próximo ano é divulgar e estimular a participação de trabalhadores das secretarias de saúde estaduais e municipais e profissionais que atuam na “ponta” do serviço.
 
O curso na ENSP
 
O curso envolve os departamentos da Escola e conta na coordenação-geral e coordenação das unidades com pesquisadores dos Departamentos de Administração e Planejamento em Saúde (Daps), Ciências Sociais (DCS), Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs), Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) e Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). Um objetivo para 2018 é também buscar novas parcerias e maior participação de alguns departamentos.
 
Serviço

O período de inscrição é de 08/11/2017 a 11/01/2018 acessando a Plataforma Siga LS (www.sigals.fiocruz.br).
 
Endereço para envio e entrega da documentação / outras informações

Fundação Oswaldo Cruz
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Serviço de Gestão Acadêmica Lato Sensu e Qualificação Profissional
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA - 2018
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Edifício Prof. Joaquim Alberto Cardoso de Melo – 1º andar, sala 105
21041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2598-2318
Horário de atendimento ao público: 8h30min às 16h30min
 

Nenhum comentário para "Inscrições abertas para especialização em Saúde Pública 2018"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.