Busca do site
menu

Sem servidor público não se constrói um país

ícone facebook
Publicado em:30/10/2017

A sociedade brasileira vive a fase aguda da uma crise não só econômica e política, mas também de valores. Cresce à nossa volta a intolerância, a desinformação e a circulação de soluções prontas, oferecidas, sobretudo, por aqueles que tiram proveito dos anseios de uma população insatisfeita. Em momentos como esse, o servidor público costuma ser colocado na berlinda, apontado como responsável pelas crises e tendo seus direitos ameaçados. 

Sem servidor público não se constrói um país

Os planos de demissão voluntária, propostas de retirada da estabilidade, a sugestão de fechamento de serviços e instituições são a face mais visível de uma luta que enfrentamos no dia a dia, também na falta de recursos, no lobby privatista no congresso, etc. Os que vendem a privatização como solução ignoram os muitos exemplos de nossa história que mostram que a opção pelo lucro, pela acumulação, gerem distorções desumanas, sobretudo se estivermos falando de setores estratégicos como a saúde e a edução.

Vivemos no quinto maior país do mundo, temos a sexta maior população do planeta e uma enorme riqueza e biodiversidade acima e abaixo de nosso solo. A despeito disso, são milhões de brasileiros sem acesso à saneamento básico, serviços de saúde adequados e a um sistema de educação que dê a todos os meninos e meninas as mesmas condições de desenvolverem suas potências. É de supor má fé ou, no mínimo, ingenuidade naqueles que acreditam que se formos administrados por quem defende interesses privados promoveremos uma reversão de tamanha desigualdade e injustiça.

O Brasil precisa de homens e mulheres comprometidos o bem público, que saibam servir e escutar a população. Da mesma forma que não existe uma cidade sem suas praças e jardins, não se constrói um país sem espaços, instituições, ideias e bens que não sejam ao mesmo tempo de cada um e da coletividade. É por isso que nesse dia 28 de oubro a ENSP parabeniza a todos os seus e demais servidores públicos brasileiros e reafirma seu compromisso com a Saúde Pública, o Sistema único de Saúde, a educação e a ciência brasileira. Fazer um país com todos e para todos é o que nos move adiante. Sigamos na luta. Servidor Público: seu compromisso é com a População e com o Estado Brasileiro!

Evento na ENSP celebra a data

Em homenagem ao Dia do Servidor Público, a ENSP promove nesta terça-feira, dia 31/10, o evento Diálogos de Gestão - Fórum: A Mídia e o Golpe. A atividade terá participação da jornalista sindical Cláudia Santiago, às 14 horas. Antes das palestras, às 12h30, haverá homenagem aos servidores que completaram 30 anos de Fiocruz. Logo depois, será oferecido um coquetel aos presentes. O evento está marcado para o salão internacional da ENSP. Participe!

Sem servidor público não se constrói um país
 


Seções Relacionadas:
Opinião Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Sem servidor público não se constrói um país