Busca do site
menu

Médicos da atenção básica fazem greve contra cortes no orçamento

ícone facebook
Publicado em:25/10/2017

Médicos da atenção básica fazem greve contra cortes no orçamento

Com a previsão de que o orçamento municipal de 2018 seja discutido pelos vereadores nesta quinta-feira, 26 de de outubro, o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed) anunciou uma paralisação seguida de greve para pressionar as autoridades contra cortes que já vêm afetando a rede muncipal e podem levar a seu colapso no ano que vem. Entre as reinvidicações dos médicos, está a recomposição imediata do orçamento de 2018, com revisão da proposta enviada à câmara pelo prefeito Marcelo Crivella e revisão das mais de 180 demissões ocorridas só em outubro na atenção básica.

- Espera-se uma grande adesão. O orçamento anual para 2018 está com um valor muito abaixo para que se mantenha os serviços em funcionamento. Já estamos em um momento difícil com demissões, falta de medicamentos etc. Com as redes estadual e federal também em dificuldades, nossa previsão é a de que, se prevalecer esse orçamento para o ano que vem, teremos um colapso completo do sistema de saúde, contou ao informe ENSP Waleska Antunes, do comando de greve do Sinmed.

Médicos da atenção básica fazem greve contra cortes no orçamento

O movimento intitulado "Nenhum serviço de saúde a menos"  vem pedindo, desde agosto, uma audiência com o prefeito Crivella, único que pode fazer essa revisão na proposta de orçamento, mas não foi ainda atendido.

Na paralisação desta quinta-feira, está previsto um ato às 9 horas da manhã, em frente à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na Cinelândia, antes da sessão que discutirá o orçamento. À tarde, uma assembleia decidirá os detalhes da greve. A previsão é que 30% dos profissionais mantenham suas atividades para não deixar os serviços paralisados por completo.

Veja, abaixo, a convoção da greve feita pelo Sinmed:

Médicos da atenção básica fazem greve contra cortes no orçamento

 


Seções Relacionadas:
Movimentos Sociais

Nenhum comentário para: Médicos da atenção básica fazem greve contra cortes no orçamento