Busca do site
menu

Diversão e ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017

ícone facebook
Publicado em:24/10/2017
Uma semana inteirinha para curtir atividades de divulgação científica em diversas instituições pelo Brasil. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 está chegando com tudo! O tema deste ano é "A matemática está em tudo!" e, na Fiocruz, o evento começou nesta terça-feira (24/10) e segue até o dia 28 de outubro!  Confira alguns destaques da programação.
 
No dia 24 (terça-feira), por exemplo, de 9h às 12h e de 13h30 às 16h30, o Jardim dos Códigos, no Parque da Ciência, vai receber os visitantes para uma viagem que busca apresentar os símbolos matemáticos de diversas culturas, como por exemplo a egípcia. Se você curte um passeio ao ar livre e quer sair da matemática para adentrar a biologia e a botânica, não perca a Trilha científica Oswaldo Cruz, uma caminhada pelo campus de Manguinhos que trata de história, ecologia e ciência. O ponto de encontro é às 9h, no prédio da Cavalariça!
 
De 9h às 12h e de 13h30 às 16h30, na terça, dia 25, venha bater um papo sobre "Garotas rebeldes na matemática e ciências afins", atividade que apresentará a história de matemáticas e cientistas de outras áreas. A proposta é destacar o protagonismo da mulher na ciência, contextualizando, também, a questão do gênero no meio científico. Para participar, corra até a Cavalariça!
 
Nos dias 26 e 27, de 9h às 12h e de 13h30 às 16h30, a Cavalariça tem programação certa com "Olho vivo no barbeiro - a matemática na dinâmica da transmissão da doença de Chagas", atividade realizada pelo Instituto Oswaldo Cruz. A ideia é conversar sobre como a matemática se encontra na dinâmica da transmissão da doença e como os números ajudam a conhecer o comportamento dos insetos que transmitem o parasita da doença. Já em "Aprenda divertidamente o papel da robótica e matemática nas ciências da vida com Lego", modelos de Lego da linha robótica Mindstorms ficarão disponíveis para o público e serão realizados diversos experiementos.
 
A SNCT 2017 da Fiocruz também vai viajar para outros lugares, como a cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, que vai receber o Ciência Móvel, o museu itinerante da Fiocruz. No Parque da Cidade, diversas atividades vão rolar de 9h às 12h30 e de 14h às 17h entre 25 e 27 de outubro. Já no dia 28 de outubro, o atendimento do caminhão da ciência acontece de 9h às 12h. A cidade de Paraty, também no Rio de Janeiro, é outra parada certa: a exposição "Pesos e medidas: vale quanto pesa?" inaugura no dia 20 de outubro e permanece em cartaz até 18 de março de 2018. Além de fazer uma viagem pela ciência, história, saúde e a tecnologia, quem visitar a exposição conhecerá as balanças utilizadas desde a primeira década do século 20 até períodos mais recentes, com suas diversas finalidades.
 
Para conferir as diversas outras atividades, acesse a programação completa!
 
 
Diversão e ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017

Fonte: CCS
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Diversão e ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017