Busca do site
menu

Vidas e mortes marcadas pela violência pautam edição da Ciência & Saúde Coletiva

ícone facebook
Publicado em:19/10/2017
Vidas e mortes marcadas pela violência pautam edição da Ciência & Saúde ColetivaOrganizados por Ednilsa Ramos de Souza (Claves/ENSP), Adalgisa Peixoto Ribeiro (Claves/ENSP), Deborah Carvalho Malta e Marta Maria Alves da Silva, os 30 artigos e uma resenha da edição 22.9 da Revista Ciência & Saúde Coletiva aprofundam o conhecimento do leitor sobre o impacto da violência na vida e na morte da população brasileira e em alguns países da América Latina. No Brasil, a violência continua sendo a terceira causa de morte da população, abaixo apenas dos óbitos por doenças cardiovasculares e câncer. Ela é responsável, além das dramáticas perdas e lesões humanas, pelo impacto na expectativa de vida dos homens aqui e em vários países da região. 
 
A rica variedade de temas tratados no presente número poderia ser classificada em três eixos: violência interpessoal, que abarca os diferentes ciclos da vida; violência institucional em que os autores dissertam sobre a violência envolvendo mulheres agentes prisionais e profissionais de saúde nas relações com usuários do SUS; e estratégias de enfrentamento das várias expressões de violência. 
 
Metodologicamente, destacam-se: a utilização do ainda recente Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes do SUS (VIVA) como fonte de dados, expressando seu potencial de subsidiar a formulação de intervenções; e o inovador uso do procedimento de linkage entre o VIVA e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc). Nesse último caso, os resultados permitiram apresentar impactos e consequências da violência sexual contra as adolescentes femininas, e a qualidade da atenção a elas ofertada. 
 
Em resumo, os estudos brasileiros se somam aos internacionais, na busca de aprofundar o “saber” e de avançar o “fazer”, no processo de construção de um pacto pelos direitos humanos, pela paz e contra a barbárie.
 

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Vidas e mortes marcadas pela violência pautam edição da Ciência & Saúde Coletiva