Busca do site
menu

É possível enfrentar o déficit público sem cortes nas políticas sociais

ícone facebook
Publicado em:09/10/2017
A política econômica baseada na austeridade, levada à frente no Brasil e em diversos países como forma de enfrentar a crise, vem impondo limites aos avanços obtidos com as políticas sociais de caráter universal, podendo comprometer o crescimento das economias desses países, afetando seu presente e suas perspectivas. Com o objetivo de trazer esse tema para um amplo debate, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) realizam o seminário Políticas sociais e a austeridade da agenda neoliberal, em 16/10/2017, às 13h30, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). O evento tem apoio da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
 
De modo a priorizar a reflexão e a troca de ideias, serão dedicadas duas horas aos debates, que se seguirão às exposições das integrantes da mesa, a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fabíola Sulpino Vieira, e a diretora executiva do Cebes e pesquisadora da Fiocruz, Isabela Soares Santos, com moderação do pesquisador do Ipea e presidente da ABrEs, Carlos Ocké-Reis. Haverá transmissão via internet, e qualquer pessoa poderá participar, conectando-se pelo blog do CEE-Fiocruz ou pela página do Centro no facebook.
 
O seminário dá continuidade à parceria entre o Cebes e a Fiocruz – agora ampliada para a Abres e a Abrasco – para fortalecer o debate sobre tema das políticas sociais no país e contribuir para uma discussão voltada à defesa de uma política sustentável, que auxilie no enfrentamento do déficit público, sem que haja cortes em políticas sociais importantes para a manutenção de serviços básicos como educação, saúde, previdência, saneamento e assistência social.
 
Em 2015, foi realizado o Seminário Internacional Tendências recentes de Welfare State, no Rio de Janeiro, que resultou no livro Políticas e riscos sociais no Brasil e na Europa: convergências e divergências, publicado no início de 2017, com apoio da organização alemã Medico International.
 
Acesse aqui o documento preparado como subsídio ao debate no seminário Políticas sociais e a austeridade da agenda neoliberal

É possível enfrentar o déficit público sem cortes nas políticas sociais
 
Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz)
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)
Seminário: Políticas sociais e a austeridade da agenda neoliberal
Data: 16 de outubro de 2017
Hora: 13h30
Local: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, auditório Térreo, (Ensp/Fiocruz), (Rua Leopoldo Bulhões, 1.480, Manguinhos, Rio de Janeiro)
Transmissão via internet pelo blog do CEE-Fiocruz:  www.cee.fiocruz.br
Informações: 21 3882-9133; cee@fiocruz.br

Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: É possível enfrentar o déficit público sem cortes nas políticas sociais