Busca do site
menu

Suplemento do Cadernos de Saúde Pública reúne desafios e experiências na política de controle do tabaco

ícone facebook
Publicado em:05/10/2017
Suplemento do Cadernos de Saúde Pública reúne desafios e experiências na política de controle do tabacoNesta sexta-feira (6/10), o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (ENSP/Fiocruz) lança, com apoio da American Cancer Society e do Programa Inova-ENSP, o suplemento "A Política de Controle do Tabaco no Brasil: Avanços e Desafios", do Cadernos de Saúde Pública (vol 33. Sup3). A publicação especial traz 18 artigos, inéditos, de autores nacionais e internacionais, sobre os avanços das políticas de controle do tabagismo após a ratificação da Convenção-Quadro para o controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde, em 2005, e os obstáculos criados pela interferência da cadeia produtiva controlada por empresas transnacionais. O tabagismo é uma das principais causas evitáveis de mortes precoces e de desigualdade em saúde no mundo, e, no Brasil, estima-se que 156.200 pessoas morram a cada ano devido a doenças associadas ao fumo. O lançamento está marcado para as 9 horas, no auditório da Fiotec.
 
O conjunto de artigos esmiúça a Política Nacional de Controle do Tabaco (PNCT) e a magnitude do tabagismo como problema de saúde pública do Brasil. Os textos destacam a importância do Artigo 5.3 da CQCT/OMS a respeito da proteção de políticas públicas de saúde contra os interesses comerciais e outros interesses da indústria do tabaco e sistematizam os conhecimentos recentes acerca dos caminhos, acertos e obstáculos à condução da política considerada, mundialmente, um exemplo de sucesso.
 
“A PNCT representa um paradigma da intersetorialidade de um modelo efetivo que salva vidas e agrega inúmeras ações. A adequação dessas medidas pode ser avaliada pela redução relativa de quase 56% e 59% na prevalência de tabagismo, respectivamente, entre homens e mulheres de 18 anos ou mais no período de 1989 a 2013 e pela tendência nas estimativas do porcentual de fumantes. Nós, do Cetab/Fiocruz, entendemos que era importante produzir um periódico que agregasse estudos relativos a essa política do ponto de vista cientifico, uma vez que, no âmbito da Fiocruz, temos a missão de gerar conhecimento para subsidiar a PNCT”, destacou Valeska Carvalho Figueiredo, coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da ENSP/Fiocruz.
 
Tabagismo no Brasil e no mundo
 
Desde 2005, o Brasil é Estado Parte da Convenção-Quadro para o controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde, e a medida resultou em significativa redução da prevalência de fumantes e da morbimortalidade tabaco-relacionada. Entretanto, o custo total - ainda subestimado - devido ao consumo de produtos derivados do tabaco no país é de quase R$ 57 bilhões anuais, dos quais 39,3 bilhões são por assistência médica e tratamento e 17,5 bilhões por perda de produtividade. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, em 2013, 15% da população brasileira de 18 anos ou mais, 22 milhões de indivíduos, eram fumantes. Já a Organização Mundial da Saúde estima que, em 2020, o número de mortes causadas pelo fumo será de 7,5 milhões.
 
No editorial, assinado pelos pesquisadores Valeska Carvalho Figueiredo, Silvana Rubano Turci, Luiz Antônio Bastos Camacho, destaca-se o fortalecimento de ações integradas visando ao enfrentamento de grandes problemas de saúde, como a inclusão do tema na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 
 
“A produção e consumo de produtos derivados do tabaco está relacionada a vários objetivos da Agenda 2030, ressaltando-se os que se referem à redução da pobreza e fome, uma vez que o tabagismo é uma das principais causas de desigualdade em saúde no mundo. No Brasil, o porcentual de fumantes entre pessoas com escolaridade até o Ensino Fundamental é mais do que o dobro do porcentual entre pessoas que têm nível superior. A relação entre tabagismo e doenças infecciosas, muitas vezes negligenciada, mas revisada nos documentos da Agenda 2030, é um dos temas de um artigo deste suplemento”, reforça o editorial.
 
O lançamento
 
O lançamento do Suplemento 3 dos Cadernos de Saúde Pública ocorrerá durante a mesa-redonda "Controle do tabaco: novos desafios para o século 21". O evento será moderado pela pesquisadora do Cetab Silvana Rubano Turci e terá participação de Jeffrey Drope, do American Cancer Society, Tania Maria Cavalcante, da Secretaria executiva da Conicq/Inca, e Valeska Figueiredo, coordenadora do Cetab/ENSP.

Suplemento do Cadernos de Saúde Pública reúne desafios e experiências na política de controle do tabaco
 
Serviço:

Lançamento do suplemento: A Política de Controle do Tabaco no Brasil: Avanços e Desafios", do Cadernos de Saúde Pública (vol 33. Sup3)
Dia: 6 de outubro de 2017
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório da Fiotec
Endereço: Avenida Brasil, nº 4036, Manguinhos - Rio de Janeiro – RJ, Cep: 21.041-361

 



Nenhum comentário para: Suplemento do Cadernos de Saúde Pública reúne desafios e experiências na política de controle do tabaco