Busca do site
menu

Fiocruz e Sociólogo Boaventura de Souza Santos se manifestam acerca do pedido de exoneração de Naomar de Almeida Filho

ícone facebook
Publicado em:03/10/2017

Fiocruz e Sociólogo Boaventura de Souza Santos se manifestam acerca do pedido de exoneração de Naomar de Almeida FilhoO sociólogo português, diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), em Portugal, e coordenador do doutorado internacional Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida, estabelecido no convênio entre Fiocruz e CES, Boaventura de Souza Santos, publicou uma carta em virtude do pedido de exoneração do reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar de Almeida Filho. Nesta terça-feira (3/10), a Fundação Oswaldo Cruz, por meio de nota, também manifestou apoio e solidariedade ao professor Naomar diante da notícia de seu pedido de exoneração. Recentemente, durante as comemorações do aniversário de 63 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) nomeou Naomar de Almeida Filho membro do seu Conselho Consultivo.

Fiocruz apoia o projeto inovador implementado por Naomar de Almeida Filho na UFSB.

Confira, a seguir, a carta em solidariedade de Boaventura Souza Santos.

Caras e caros,

O Reitor Naomar Almeida Filho, reitor pro-tempore da Universidade federal do Sul da Bahia, acaba de pedir a exoneração do cargo por razões que são esclarecidas na Carta Aberta que segue abaixo.

A exoneração do Reitor Naomar, uma dos mais brilhantes reitores da sua geração, representa um duro golpe para todos e todas que lutamos pela democratização  e, mais amplamente, pela refundação da universidade de modo a prepará-la para os desafios do seculo XXI. O Reitor Naomar foi sem dúvida, do meu conhecimento, o alto dirigente universitário que levou mais longe e mais fundo o projecto de democratizar social, política, cultural e epistemologicamente a universidade. A universidade brasileira perde um dos seus mais inovadores dirigentes e essa perda reflecte-se em toda a comunidade académica brasileira e latino-americana e, de maneira muito particular, no Centro de Estudos Sociais e na Universidade de Coimbra, que tinham com a UFSB um convénio de cooperação muito vinculado às inovações que estavam  ter lugar no Sul da Bahia.

A Carta Aberta é muito eloquente quanto às razões da exoneração do Reitor Naomar. É particularmente reveladora do modo como a degradação da democracia brasileira a que assistimos nos últimos tempos se vai repercutindo em toda a sociedade brasileira e inclusivamente naqueles sectores que, por formação e missão, deviam estar mais imunes a tal degradação. Obviamente que uma parte significativa da comunidade académica da UFSB está tão consternada e revoltada quanto nós com as razões que levaram o Reitor Naomar a tal decisão. A nossa solidariedade para com eles e elas é total.

Peço a todos e todas que estiverem de acordo com os termos desta carta que a divulguem o mais possível. É um serviço que todos e todas prestamos à  universidade pública brasileira, ultimamente tão anti-democràticamente  atacada,  para que ela siga na senda de renovação e de democratização que tornaram possíveis reitores com a qualidade cientifica, o espírito de renovação e a capacidade de inovação institucional que caracterizam o Reitor Naomar.

Ao Reitor Naomar manifestamos toda a nossa solidariedade e esperamos vivamente que as suas ideias e aspirações continuem a dar frutos noutras instituições, tanto no Brasil como no estrangeiro. Estamos certos que não lhe faltarão oportunidades para prosseguir a sua missão com o que todos e todas ganharemos.

Um abraço

Boaventura.

Confira aqui a Carta aberta do professor Naomar à comunidade de UFSB


Seções Relacionadas:
Opinião

Nenhum comentário para: Fiocruz e Sociólogo Boaventura de Souza Santos se manifestam acerca do pedido de exoneração de Naomar de Almeida Filho