Busca do site
menu

Documentário 'É Rio ou Valão' será lançado nesta terça-feira (3/10)

ícone facebook
Publicado em:29/09/2017
*Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)
 
Em que condições as populações servidas pelas sub-bacias da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e outras igualmente degradadas, encontram a água para uso? Degradação, iniquidades socioambientais, e o [urgente] acesso universal à água são alguns dos temas problematizados pelo documentário É Rio ou Valão?, produzido pela VídeoSaúde Distribuidora (ICICT/Fiocruz). O filme será lançado na próxima terça-feira (3/10), no auditório do Museu da Vida, no Campus Fiocruz Manguinhos, das 13h às 17h. O evento é aberto ao público.
 
O filme, que tem caráter educativo, foi financiado com recursos do edital Capes-ANA e produzido com jovens estudantes da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro. Desenvolvido por iniciativa do Observatório da Sub Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha, com apoio da Cooperação Social da Presidência da Fundação, o documentário aborda a questão dos usos e acessos aos recursos hídricos em territórios vulnerabilizados social e ambientalmente.
 
É Rio ou Valão? foi viabilizado por meio da parceria com a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), e a ONG Verdejar Socioambiental. No dia 25, o documentário foi exibido na programação do Canal Saúde, na tv aberta, e no Fiocruz Pra Você, membros do Observatório fizeram uma pré-estreia (16/9) com o público do evento.
 
Como parte da programação de lançamento, será exibida a peça Vamos Verdejar do Ponto de Cultura Luiz Poeta Verdejar, além da exibição do documentário, debate com os produtores do filme, e sessão musical temática. As inscrições podem ser feitas no local.

Documentário 'É Rio ou Valão' será lançado nesta terça-feira (3/10)
Fonte: Portal Fiocruz
Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Documentário 'É Rio ou Valão' será lançado nesta terça-feira (3/10)