Busca do site
menu

Sessão no Hélio Fraga discute atenção ao idoso

ícone facebook
Publicado em:19/09/2017
Um estudo publicado no Journal of Community Medicine & Health Education, em 2015, sobre os Desafios da Organização da Rede de Atenção ao Idoso no Brasil foi tema, no dia dia 12 de setembro, da sessão cientifica apresentada pela pesquisadora Luisa Regina Pessoa, do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga da ENSP.
 
Em 2008, a pesquisadora escreveu alguns artigos sobre o assunto alertando a questão. O tema foi apresentado em simpósio sobre o Envelhecimento e Dependência, em Marseille, na França. Mais tarde, em 2010, o Cadernos de Saúde Pública publicou o trabalho. Apesar de todo o envolvimento, não foi o suficiente para mobilizar as instituições para o enfrentamento de modo coletivo para o problema.
 
Segundo a pesquisadora, hoje, a sociedade brasileira passa por intenso processo de transformação, onde adultos jovens aparecem cada vez em menor número, cabendo a reflexão: "quem vai cuidar dos nossos idosos no século XXI?", questionou. A sessão cientifica fez um breve relato da experiência ocorrida entre 1995 e 1997, envolvendo a restruturação do abrigo de idosos indigentes, Abrigo Cristo Redentor, com 500 internos, localizado no Rio de Janeiro. Na ocasião, houve um amplo processo de humanização, com a reestruturação física das edificações de 1930.
 
Link Journal of Community Medicine & Health Education:
 
 
 
Link Cadernos Saúde Pública:
 

 



Nenhum comentário para: Sessão no Hélio Fraga discute atenção ao idoso