Busca do site
menu

Relatório revela aumento de políticas de controle do tabaco que podem salvar vidas

ícone facebook
Publicado em:26/07/2017
Relatório revela aumento de políticas de controle do tabaco que podem salvar vidasO último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a epidemia mundial de tabagismo, publicado na quarta-feira, 19 de julho de 2017, revela um aumento no número de países que implementaram políticas de controle do tabaco, que vão desde proibições de publicidade até áreas livres do fumo. Aproximadamente 4,7 bilhões de pessoas - 63% da população mundial - estão protegidas por ao menos uma medida integral de controle do tabaco, número que quadruplicou desde 2007, quando só um bilhão de pessoas (15% da população mundial) estavam protegidas. As estratégias para aplicar essas ações têm salvado milhões de pessoas de uma morte prematura. No entanto, a indústria do tabaco continua prejudicando os esforços dos governos para implementar plenamente as intervenções de vida e de economia de custos, de acordo com o novo relatório da OMS sobre a epidemia mundial de tabaco 2017.

"Governos de todo o mundo devem incorporar logo todas as disposições da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco em seus programas e políticas nacionais de controle do tabaco", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização. "Eles devem também reprimir o comércio ilícito de tabaco, que está exacerbando a epidemia mundial de tabaco e suas consequências socioeconômicas e de saúde". Tedros acrescentou que, "trabalhando juntos, os países podem impedir que milhões de pessoas morram a cada ano por doenças evitáveis relacionadas ao tabaco e economizar bilhões de dólares em despesas de saúde evitáveis e perdas de produtividade".

Atualmente, 4,7 bilhões de pessoas são protegidas por ao menos uma boa prática de controle do tabaco da Convenção-Quadro da OMS sobre o Controle do Tabaco (OMS FCTC) - 3,6 bilhões a mais do que em 2007, de acordo com o relatório. Esse progresso foi possível porque os governos intensificaram as ações para implementar medidas-chave da OMS FCTC.

Leia mais aqui

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS)

Nenhum comentário para: Relatório revela aumento de políticas de controle do tabaco que podem salvar vidas